Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

MONOGRAFIA: SÍMBLOLOS VARZEANOS

MONOGRAFIA

SÍMBOLOS VARZEANOS 

Bandeira do Município de Várzea/RN 

A Bandeira do município de Várzea, foi criada no mesmo ano que foi criado o Hino do município, através de Lei aprovada na Câmara Municipal de Várzea, na gestão do Ex-Prefeito Severino Florêncio Sobrinho. O retângulo está dividido por faixas: branco na parte superior, e azul na base inferior, ambas com (09) módulos de altura cortadas por uma faixa amarelo-claro de (04) módulos de altura. 

Brasão do Município de Várzea/RN 

 O Brasão de Armas de tradição portuguesa está centralizado sobre as faixas e traz o simbolismo caracterizador do município: “uma paisagem” destacando coqueirais, por ser a região dotada dessas belezas naturais e do Rio Joca que atravessa o Município fertilizando. As palmeiras imperiais, ladeando o escudo, simbolizam a perenidade da espécie existente na cidade. Estão plantadas em frente a Igreja Matriz de São Pedro como sentinelas à serviço de Deus. Dois galhos de algodão sob o Brasão referem-se ao produto agrícola que se destacou na região. Logo abaixo, descreve-se em letras brancas o nome do Município. As cores da composição da Bandeira sintetizam as cores nacionais: verde, amarelo azul, e branco. Falam de paz, amizade, tranquilidade, bonança e esperança no povir.

Hino do Município de Várzea/RN 

Todos os dias, nas tradicionais festas, é entoado em praça pública o Hino do Município de Várzea . Mas o que poucos sabem é a história deste Hino, sua importância para município e principalmente a letra. Muitos são os ilustres varzeanos que contribuíram para a história do nosso Hino, mas um em especial foi o autor do Hino Municipal, o nosso saudoso Cap. Gonçalo Ferreira Lopes , cuja letra foi aprovada pela Câmara Municipal de Várzea durante a segunda administração do Sr. Severino Florêncio Sobrinho. A letra e do Cap. Gonçalo Ferreira Lopes, a música é do Tem. Cel. Ambrósio Agrícola Nunes e o arranjo ´d do Cap. José de Souza Neves. Todos da banda de música da Polícia Militar da Paraíba. Assim como o Hino Nacional está para o Brasil, o Hino Municipal está para o Município de Várzea. Seria célebre que todos os varzeanos tivessem na ponta da língua estes versos tão bonitos e que retratam a nossa existência.

Share
Banner

Beto Bello

Post A Comment:

0 comments:

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.