Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

VÁRZEA, A VIAGEM COMEÇOU ALI













APROCHEGUE-SE, LEIA E SAIBA
UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA
 João Maria Ludugero, poeta/escritor

Eu ainda era um menino, um franzino menino varzeano, mas, aos doze anos de idade, o prefeito Severino 'Silva' Florêncio Sobrinho me confiou, como menor aprendiz, a incumbência de tomar conta da Biblioteca Municipal Ângelo Bezerra, situada ali na rua da escola Dom Joaquim de Almeida.

Sinceramente, confesso que nunca antes tinha visto tanto livro junto assim num só recinto. Jamais, na minha vida, eu vira tantas letras, tantas obras me flertando para o embarque imediato na nave do conhecimento.

Foi sem procurar a cultura, a erudição, o saber, que eles vieram a mim, chegaram ao alcance da minha mão, encarregado de organizar livros e mais livros, responsabilzado na minha lida diária, aproveitei para viajar diante daquele patrimônio, corri o mundo todo sem sair de Várzea; dei a volta em sua geografia, conheci muita sabedoria nos livros, avancei na história a partir dali. Curioso, li e reli obras, teorias e doutrinas, dei formas ao que vi... Isto sem nunca ter saído de Várzea!

Comecei ali a saber o que era o Rio Grande do Norte, conheci o Brasil, dando a volta ao mundo, com os pés no chão, mas tendo ao alcance da vista números e mapas disposto ali, bem na minha frente; eu que via Várzea como um pequeno ponto no mapa do Brasil.

Várzea, a terra onde eu piso, onde eu sinto, onde eu ando, de onde eu iniciei a percorrer o pouco que hoje sei, mas, ainda estou a caminho, renovando a minha sede de saber. Eu, eterno aprendiz de poeta, escritor varzeano, amante dessa terra abençoada de Ângelo Bezerra, minha querida Várzea, Cidade da Cultura e da Felicidade!
Share
Banner

João Maria Ludugero

Post A Comment:

14 comments:

  1. Taí a história de um varzeano vitorioso. Esse cara merece todo o nosso orgulho e consideração, pois sempre honrou a sua terrinha amada, sua Várzea. Parabéns, João Maria, você é sinônimo de coragem e perseverança. É um nobre de nascença. Nasceste para brilhar com tuas palavras que tanto nos deixam orgulhosos. Aceite meu sincero abraço,
    João Batista

    ResponderExcluir
  2. Aqui uma das pessoas mais lindas que conheço. Ele é o retrato do bom varzeano, sensato, grande filho da terra, nosso amigo. Fico emocionado de falar dessa figura que eleva o nome de Várzea. Saúde, cara, você é muito importante no coração dos varzeanos.
    Abraço,
    Arnaldo

    ResponderExcluir
  3. Eu conheço bem suas raízes, poeta! Desde cedo, você sempre batalhou para realizar seus sonhos e ideais, sem cruzar os braços às adversidades da vida. Não foi fácil, mas você nunca foi de esperar que o manjar caísse do céu, de mãos beijadas. Você foi à luta, está na labuta e é um homem vitorioso. Tenhp todo orgulho do mundo por ter te conhecido e ser seu conterrâneio. Saiba disso. Dignidade tem nome:João Maria! Parabéns, por tudo que conseguiu e por ser esta pessoa nota dez.
    Abraços,
    Maria do Socorro

    ResponderExcluir
  4. Belo começo, difícil, mas muito bonito. Cheio de garra e coragem. É isso aí, cara, você muito nos orgulha, viu? Abraço,
    Marcos

    ResponderExcluir
  5. São histórias desse tipo que nos impulsionam a acreditar que a gente pode se tentar, ao que parece este varzeano não teve berço de ouro, mas venceu pelos próprios punhos, com garra e perseverança. Bonito isso, né? Estudar ainda é um meio de acertar os ponteiros do sonho e partir para a vida real, sem medo das dificuldades... Valeu. Belo exemplo. Adorei ler isso. Me encoraja, a mim e aos meus filhos a seguir acreditando que a gente pode chegar lá...
    Áureo José Canabarrro Mendes
    Natal - RN.

    ResponderExcluir
  6. E como se viaja quando se lê...Realmente a leitura faz muito bem, nos faz melhores, a sonhar, a viajar, a voar com os pés no chão. Bela história, lindo texto.
    Ismael Salles - UFRN

    ResponderExcluir
  7. o que tenho a dizer é que todos nós Várzeanos temos que ter você como um exemplo nato de verdadeiro apaixonato pelas suas raizes e quantos de nós daqui de Várzea queremos equecer nossas raizes olhemos para João Maria que conserguiu seus objetivos mas sempre lembra da sua terra natal parabéns cara você é um orgulho para Várzea.Janilson Miguel

    ResponderExcluir
  8. Nossa, que linda a sua história, João!
    Adorei a visita a este blog, mas adorei ainda mais conhecer o seu espaço e suas palavras tão cheias de sentimento e poesia.
    Vou voltar sempre, pois seus textos soam como incentivo para a alma, pra seguir adiante.
    Já vi outros textos e poemas seus aqui, no blog que achei por acaso...Parabéns e um ótimo resto de final de semana!
    Bjos,
    Margot Beariz de Castro Neves
    Campinas -SP.

    ResponderExcluir
  9. Numa dessas curvas encontrei o blog VNT, e adorei a simplicidade e a riqueza com que escreve!...
    Que vc, João Ludugero, continue exercendo a sagrada arte de escrever o que vai na alma, com todo o seu encanto e verdade..
    bjs poéticos,
    Mayra Louzada de Nóbrega Pontes
    Poetiza

    ResponderExcluir
  10. João Laudogero, que suas palavras sejam sagradas, na voz de quem semeia o bem-querer, de quem o colhe. Que linda a sua história, poeta, essa sua viagem interior foi mesmo especial.
    Ler é viajar, conhecer e se conhecer. Mas foi um prazer essa leitura. Beijos e obrigada pelas palavras bem escritas no texto acima, gosto muito das suas letras!
    Luzia Silmara M. Fontenelli
    Fortaleza/CE.

    ResponderExcluir
  11. João Maria, muito bonito o que vc escreve. Não sou muito bom para comentar mas sei do que gosto. Adoro seus textos. Abraço
    Janilza

    ResponderExcluir
  12. Linda história a sua, viu poeta de Várzea?
    Adoro seus poemas. Nem precisa de comentários, pois são tudo de bom. Meu voto é seu...que voto? para o eleito à personalidade de Várzea. Você é muito querido aqui. Sabia?
    R.F.

    ResponderExcluir
  13. Sou encantada por tudo que vc escreve. Depois que passei a acessar este site, faço a sua divulgação na faculdade, aqui em Satos/SP. Estou lhe visitando várias vezes ao dia, só pra ver suas ideias e poemas no VNT.

    Você já ganhou mais uma fã dentre todos que sei que os tem, obrigada por esta linda história de sua vida.
    Não te conheço pessoalmente, mas aprecio sua poesia e, assim, se tornou próximo, te considero como um amigo, e realmente amigos são tesouros, mas que não devem ficar esquecidos...logo, passo aqui pra te ver nas entrelinhas da sua literatura.
    Fique com Deus, menino João Ludugero (não importa a sua idade)!
    Um abraço.
    Dinorah Eustáquio de Lucena
    Santos-SP.

    ResponderExcluir
  14. Olá, escritor/poeta ou poeta/escritor?
    Há pessoas...Que querem ser bonitas para chamar a atenção. Outras desejam a inteligência para serem admiradas...

    Mas há algumas que procuram cultivar a Alma e os Sentimentos. Essas alcançam a admiração de todos, porque além de belas e inteligentes tornam-se realmente pessoas, no exato sentido da palavra. E você, João Maria, é uma dessas PESSOAS! Você é simplesmente bonito por dentro e por fora. E é linda a sua história de vida. Adorei.
    Forte abraço,
    Manuela

    ResponderExcluir

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.