Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

Criador de Casa com garrafas PET de Espírito Santo é destaque no Jornal O GLOBO

A reportagem do Jornal O Globo do Rio de Janeiro, foi publicação no site clipimobiliario.com.br no Sábado, 21 de Agosto de 2010 22:07. Confira:

Mercado ganha dois projetos alternativos de casas com material sustentável

O Globo / RJ

As garrafas acabam de ganhar nova utilidade: a de material de construção. Elas despertam a curiosidade em dois projetos de casas, em que substituem os tijolos. Nos dois casos, testados por universidades federais, são usadas garrafas do tipo PET, de dois litros, como mostra reportagem de Ystatille Freitas, publicada na edição de hoje do Globo.

Uma das propostas, a do eletricista Antônio Duarte, conta com a aprovação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e já foi usada na construção de cinco casas. A outra é da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e ainda está no papel. Entre os benefícios do uso do material reciclável, estariam a redução do impacto ambiental e também de custos (em até 50%), além de melhor conforto térmico. Entre os problemas, o fato de ainda não haver garantia de durabilidade e resistência.

Com 2.700 garrafas, Duarte, eletricista potiguar, construiu as paredes de uma casa de 48 metros quadrados, com dois quartos, sala, cozinha e banheiro. Cada uma tem 12cm de espessura e é feita dentro de moldes de aço galvanizado com cimento e cal. O custo de um imóvel deste tamanho é de cerca de R$ 10 mil, incluindo mão de obra, menos da metade de uma unidade feita de materiais convencionais, que sai a R$ 24 mil.

- Esse tipo de técnica permite a construção de casas de até dois pavimentos - diz Duarte.

O objetivo de Duarte é que a técnica seja adotada por empresas para a construção de moradias para a baixa renda. Mas o modelo de habitação, apesar de aprovado nos testes de desempenho e resistência da UFRN, está esbarrando nas regras da Caixa Econômica (CEF) e ainda não pode ser financiado.

Do VNT com informações de Duarte
Share
Banner

VNT Online

Post A Comment:

1 comments:

  1. Parabéns Duarte, seu trabalho é admirável.
    A natureza agradece seu esforço, como sempre preocupado com o desenvolvimento sustentável.

    ResponderExcluir

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.