Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

Mais de 135 milhões vão às urnas neste domingo para escolher novo presidente

Também serão escolhidos governadores, senadores e deputados federais e estaduais

Neste domingo (3), mais de 135 milhões de eleitores vão às urnas para eleger o 6º presidente do Brasil após a ditadura. Os eleitores também vão escolher os próximos governadores dos 26 Estados e do Distrito Federal, além de senadores e deputados (estaduais ou distritais e federais) de cada uma das unidades da federação.

A votação começa às 8h em todo o território brasileiro e às 17h as seções eleitorais serão fechadas, segundo o fuso horário de cada região. Em todo o país, serão usadas urnas eletrônicas.

Para votar, o eleitor precisa comparecer à seção eleitoral com um documento oficial com foto. E não vai conseguir votar se levar apenas o título de eleitor, de acordo com decisão tomada pelo STF (Supremo Tribunal Eleitoral) na última quinta-feira (30), a três dias das eleições.

O eleitor que não estiver na sua cidade poderá votar em trânsito, ou justificar. A justificativa pode ser feita neste domingo em qualquer seção eleitoral ou, em até 60 dias após o pleito, nos cartórios eleitorais. Esta será a primeira eleição brasileira em que será possível votar em trânsito para presidente dentro do país, mas só pode usar esse recurso o eleitor que se cadastrou em cartórios eleitorais até o dia 15 de agosto.

Para votar este ano, o eleitor terá que memorizar 19 números. Por isso, é aconselhável levar uma ‘cola’ com os números dos candidatos anotados. A ordem de votação na urna eletrônica será: deputado estadual ou distrital, deputado federal, senador – para senador é preciso votar duas vezes em candidatos diferentes –, governador e presidente.

Do VNT com informações do R7
Share
Banner

VNT Online

Post A Comment:

0 comments:

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.