A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) vai adotar medidas emergenciais para reativar a captação do rio Una, na região Agreste, temporariamente desativada em conseq uencia da queda da qualidade da água do manancial. Até iniciar os melhoramentos definitivos, a Companhia está contratando empresa para realizar a limpeza do leito do rio, que vem sendo poluído pela prática de atividades pecuárias na nascente e às margens. O rio Una é responsável pelo fornecimento de 90 mil litros de água por hora, para Espírito Santo, Várzea, Santo Antonio e Passagem.
A expectativa do gerente da Regional Litoral Sul, Tadeu Olimpio Guedes, é de que até o início de 2011 a captação seja reativada. Ele adianta que a Caern vai retirar todo o material orgânico ao longo do leito do rio, possibilitando o pleno funcionamento do sistema de filtros da estação elevatória, que abastece as quatro cidades.
Até regularizar o fornecimento de água, a Caern está adotando o sistema de rodízio, iniciado na última sexta-feira(10), por Espírito Santo. No sábado (11), a medida foi adotada para Várzea, que voltou a receber água normalmente no domingo (12). Nesta segunda-feira (13), o bombeamento está sendo realizada para a cidade de Espírito Santo e amanhã contempla Várzea. Situadas no final da adutora, as cidade de Santo Antônio e Passagem não entrarão no sistema de rodízio. Durante o período, serão fornecidos 234 mil litros de água por hora, através das captações dos riachos Pedras, Salto e Timbó.
MEDIDAS DEFINITIVAS
O Sistema Integrado de Santo Antônio, Espírito Santo, Várzea e Passagem vai passar por um melhoramento significativo, com o objetivo de resolver definitivamente o problema do abastecimento de água das cidades. A Caern está encaminhando projeto à Caixa Econômica Federal, visando a liberação de recursos da ordem de R$ 1,2 milhão, já assegurados através de contrato do PAC -Pró-Saneamento para ampliação da rede que abastece os municípios. A Companhia está providenciando a licitação para a aquisição de equipamentos, materiais e serviços.



a caern estar precisando mesmo é de um dono.a prestação de servico é precaria os funcionarios não trabalham.é uma falta de respeito com os consumidores.
ResponderExcluir