Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

SÉRIE: VÁRZEA, 51 ANOS DE BOAS IDEIAS - DE QUE LUGAR TU ÉS? EU SOU DE VÁRZEA, GRAÇAS A DEUS!






















SÉRIE: VÁRZEA, 51 ANOS DE BOAS IDEIAS

DE QUE LUGAR TU ÉS?
EU SOU DE VÁRZEA, GRAÇAS A DEUS!
Autor: João Maria Ludugero

Mas, afinal, o que é um lugar?
Falamos: Você vai àquele lugar?
De que lugar você é?
Que lugar bonito!

Concebe-se que, para a geografia, o lugar é uma unidade sensível. É uma porção do espaço onde a gente  vive, onde se passa a vida, onde desenvolvemos vínculos afetivos, que incluem, desde o presente às lembranças do passado, fatos que aconteceram, coisas que marcaram nossas vidas. Diante disso, temos uma extensão subjetiva.

Uma cidade, um lugar pode ter significados diferentes dependendo da cultura, da pessoa e de suas formas de pensar, sentir e agir ou ainda, de como foi nossa experiência ali. Os conflitos ou a felicidades que enfrentamos em determinado lugar dá características a ele. É assim que às vezes lembramos com saudosismo daqueles lugares onde passamos a infância e a juventude e do qual tanto gostamos de lembrar.

É de se ver que a mesma afeição e familiaridade que temos com alguns objetos pessoais também podemos desenvolver por certos lugares. Pegamos, como exemplo, a nossa casa, nela nós nos sentimos mais à vontade que em qualquer outro lugar. Ampliamos esse sentimento para um determinado lugar. É ali que conhecemos muitas pessoas com as quais vivemos e guardamos referências de nosso passado. Sentimentos dessa natureza se aplicam também para uma cidade - essa é a minha cidade, sou filho de tal cidade, foi lá que nasci, lá quero viver até o fim dos meus dias!

Observa-se, de tal maneira, que apesar de imaginarmos um espaço próprio, dimensionalmente reduzido, pois é mais fácil de manter vínculos, ele pode ser ampliado conforme nossa referência, consoante nossas raízes. Dessa forma, uma pessoa que mora em uma cidadezinha do interior terá mais facilidade de desenvolver vínculos por toda sua extensão. É o que ocorre com esse poeta que ora lhes fala, que ama a sua Várzea com toda paixão, apesar de tê-la distante, mas dela nunca saiu, nunca a esqueceu, pois a sente pertinho do coração. Um filho que ama muito tudo isso que só tem no seu lugar, na sua, na minha, na nossa Várzea das Acácias, lugar de gente feliz, onde há mais de meio século (51 anos) a gente sonha e faz desse sonho uma realidade através de boas ideias! Feliz cidade, Várzea!
Share
Banner

João Maria Ludugero

Post A Comment:

1 comments:

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.