Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

Parte das cidades de Boa Saúde, Lagoa Salgada, Monte Alegre, São José de Mipibu e Nísia Floresta poderá alagar

Parede de açude em Tangará pode romper e há risco e alagamento em cinco cidades
 Do VNT com informações da TN
(Foto: Júnior Santos)
Açude Guarita-Tangará
A população das cidades de Boa Saúde, Lagoa Salgada, Monte Alegre, São José de Mipibu e Nísia Floresta está apreensiva. O motivo é a estrutura do açude Guarita, em Tangará, que ameaça ruir caso o nível do reservatório suba ainda mais e, com isso, poderá alagar parte das cidades. Na tarde desta quarta-feira (26), engenheiros do Dnocs estiveram no local e afirmaram que a situação é preocupante.

Com o limite da capacidade próximo de ser já atingido, o açude Guarita está com a parede bastante avariada e em risco iminente de ruir. Caso isso ocorra, a tendência é que a água acumulada, seguindo o curso do rio Trairi, alague as comunidades ribeirinhas principalmente em Boa Saúde, além de Lagoa Salgada, Monte Alegre, São José de Mipibu e até Nísia Floresta. Porém, o reparo ainda não será realizado imediatamente.

De acordo com o engenheiro Flávio Maranhão, do Dnocs, a situação é preocupante e requer cuidados. Contudo, o reparo só poderá ocorrer depois que as máquinas que estão fazendo consertando a parede da barragem do Gaspar, também em Tangará, forem deslocadas para o açude Guarita.

A intenção é aumentar a largura do sangrador do reservatório quando as máquinas estiverem disponíveis. No entanto, os engenheiros afirmam que, caso volte a chover com intensidade na região, o risco de rompimento será ainda maior.

PUBLICIDADE
Share
Banner

VNT Online

Post A Comment:

0 comments:

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.