A Área de Proteção Ambiental (APA) de Piquiri-Una, localizada na região Agreste do Estado será ampliada. Os atuais 12 mil hectares passaarão a ocupar 40 mil hectares, abrangendo os municípios de Goianinha, Canguaretama, Pedro Velho, Espírito Santo e Várzea. O decreto foi assinado na manhã de hoje (22) no Parque das Dunas pela governadora Rosalba Ciarlini. Além desta providência, o documento também institui o Conselho Gestor da APA, que dará legitimidade à gestão participativa da área de proteção ambiental.
Duante a solenidade, a governadora destacou a importância da preservação da área, ressaltando que o desenvolvimento econômico do Estado deve acontecer com responsabilidade ambiental. Em seu discurso, Rosalba destacou ainda que a sua gestão irá priorizar os investimentos em saneamento básico.
A preservação da Unidade Piquiri-Una é importante para conservar essa importante região de nascentes e remanescentes de florestas nativas do Estado. Com o aumento da área de proteção, incorporam-se as sub-bacias hidrográficas dos rios Jacú, Catú e Curimataú, área muito rica em recursos hídricos. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) faz captação no rio Una, manancial imprescindível ao abastecimento da região. A área também preserva remanescentes florestais dos biomas Mata Atlântica e Caatinga.
A APA Piquiri-Una é uma unidade de uso sustentável, que visa conciliar os objetivos econômicos aos ecológicos, adotando procedimentos de inserção da população no processo decisório sobre as questões ambientais e de desenvolvimento da região.
Diante dessa realidade, a sua sustentabilidade deverá ser alcançada através da aplicação de metodologias de conservação e estratégicas avançadas de uso em equilíbrio dos recursos ambientais.
Piquiri-Una
A área de proteção ambiental Piquiri-Una foi instituída pelo Decreto Estadual n.º 10.683 de 06.06.90, com o objetivo de ordenar o uso, proteger e preservar: rios, riachos e demais recursos hídricos; tabuleiros e mata ciliar; espécies vegetais e animais. A unidade está localizada nos municípios de Pedro Velho, Canguaretama e Espírito Santo.
Post A Comment:
0 comments:
OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.
PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:
Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.
Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.