Presidente dos EUA cumpre agenda em Brasília e vai ao Rio no fim do dia. Segurança envolve 3 mil homens; Michelle e filhas acompanham presidente.
No VNT com direto do G1 O presidente dos EUA, Barack Obama, fala durante evento nesta sexta-feira (18) na Casa Branca (Foto: AP) |
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, inicia neste sábado (19) visita oficial de dois dias ao Brasil, a primeira ao país durante o seu mandato, iniciado em 2009. Obama é o sexto presidente norte-americano a vir ao país nos últimos 30 anos e o primeiro desde a redemocratização, em 1989, a visitar o Brasil antes de um presidente brasileiro ir aos Estados Unidos.
No Brasil, Obama vai ter uma agenda cheia. O presidente norte-americano chega à base aérea de Brasília às 7h25. Às 10h, ele passa a tropa em revista na Esplanada dos Ministérios e, cinco minutos depois, sobe a rampa do Palácio do Planalto para encontrar a presidente Dilma Rousseff.
Mais tarde, Obama assina acordos de cooperação no Itamaraty, onde almoça, e participa de um fórum empresarial, onde deve falar por 50 minutos. Antes de seguir para o Rio de Janeiro, no final do dia, o presidente dos Estados Unidos se encontra novamente com a presidente Dilma Rousseff, desta vez no Palácio da Alvorada.
Durante sua passagem por Brasília, a primeira-dama Michele Obama, e as duas filhas do casal, Malia, 10 anos, e Sasha, 7, serão acompanhadas pela diplomata Tânia Cooper Patriota, mulher do ministro de Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota.
Nesta sexta-feira, a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, afirmou que Obama vai anunciar novas oportunidades econômicas durante a visita ao Brasil. Ela disse que uma parceria mais forte e profunda com os países latinos pode ajudar a estimular a recuperação da economia americana através do aumento de exportação a da criação de empregos.
O esquema de segurança montado para a recepção do presidente dos Estados Unidos em Brasília envolve 3 mil homens, entre policiais, integrantes das Forças Armadas e equipamentos militares, como caças, aviões-radares e artilharia antiaérea.
Na noite de sexta, o Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope) fazia uma varredura antibomba no Palácio do Planalto com o auxílio de cães farejadores.
- Siga o VNT no twitter: @vntonline
Post A Comment:
0 comments:
OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.
PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:
Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.
Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.