O Ministério da Saúde irá implementar 4 mil polos do Programa Academia da Saúde até 2014, em todo o país, visando modificar o quadro de sedentarismo e sobrepeso de boa parte do brasileiro. O anúncio foi feito no último dia 27 (segunda-feira), quando foram publicadas no Diário Oficial da União duas portarias que permitem a adesão e destino de recursos aos municípios interessados.
A ação do Governo prevê uma série de medidas voltadas à promoção da saúde dos brasileiros no Sistema Único de Saúde (SUS), com a criação de espaços específicos para o desenvolvimento de práticas corporais, atividades físicas, lazer e de modo de vida saudável.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a prática de 30 minutos de atividade física, em cinco ou mais dias por semana. Estatísticas apontam que 1/6 da população adulta brasileira é fisicamente inativa, quase metade (48,1%) está acima do peso e 15% são obesos. Como iniciativa concreta para mudar esse quadro, o Academia da Saúde busca eliminar barreiras como a inexistência de espaços públicos de lazer, o que reduz a possibilidade de acesso às práticas corporais pela maioria da população.
A meta do Ministério da Saúde é implantar 1 mil polos por ano até o final de 2014. O Programa faz parte das Políticas Nacionais de Atenção Básica e de Promoção da Saúde e integra o Plano de Ações Estratégicas para o Enfretamento das Doenças Crônicas não Transmissíveis no Brasil.
- Siga o VNT no twitter: @vntonline
.
Post A Comment:
0 comments:
OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.
PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:
Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.
Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.