Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

Idec explica como pagar contas durante a greve dos Correios

No VNT do SRZD

A greve de funcionários dos Correios, que já dura mais de dez dias, acaba se refletindo em atrasos nas entregas de boletos de pagamento, como contas de água, luz e telefone. Para não acabar sofrendo multas, cabe aos consumidores a adaptação. Deve-se solicitar alguma forma de pagamento antes da data de vencimento das contas.

A recomendação do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) é para que entre-se em contato com a empresa credora pedindo a emissão de uma segunda via da conta através de e-mail, fax, ou diretamente pelo site da empresa. Também existe a possibilidade de se solicitar a prorrogação do vencimento, o que evitaria a cobrança de juros sobre o pagamento, multas ou até uma suspensão na prestação de serviços. Caso a empresa não forneça meios alternativos de pagamento, ela não pode, legalmente, cobrar uma taxa extra no pagamento.

O instituto informou que o fornecimento de uma segunda via do boleto é um direito do consumidor e não pode ser cobrado. Mesmo assim, nenhum recurso pode ser validado após o vencimento da conta. Mesmo com a justificativa sobre a greve do governo, o pedido deve ser efetuado anteriormente. Caso a conta da empresa chegue junto com uma outra via solicitada, apenas a segunda deve ser paga, pois a primeira já vai ter sido cancelada.

Não vai haver prorrogação nos prazos de pagamento de cobranças que não foram recebidas em função da paralisação dos Correios, como informou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). A orientação é que os clientes identifiquem seus pagamentos mensas e procurem as empresas emissoras dos referentes boletos para solicitar uma nova via de cobrança.

Em caso de prejuízos causados pelo atraso de serviços de entrega, como o Sedex, por exemplo, o lesado pode reclamar o problema a algum órgão de defesa do consumidor. Neste caso, pode haver inclusive a exigência de indenização para ressarcimento do prejuízo moral ou financeiro.

Desde o início da greve, a média de atraso nas entregas chega a 35% das correspondências encomendas, como informa a agência dos Correios. Todos os dias eles entregam cerca de 35 milhões de objetos. Já os serviços de Sedex 10, Sedex Hoje e Disque Coleta foram temporariamente suspensos, já que operam com horários marcados para as entregas.

Caso seja necessário enviar encomendas ou cartas com urgência durante este período de greve, o Idec recomenda que o interessado procure serviços de entrega alternativos ou privados.

.
Share
Banner

VNT Online

Post A Comment:

0 comments:

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.