O secretário municipal de Esporte e Lazer e da Copa do Mundo FIFA Brasil
2014 (Sejel/Secopa), Jean Valério, admitiu ontem que as obras de
mobilidade sob responsabilidade da prefeitura podem ser excluídas da
matriz de responsabilidades do Mundial. Isso significa dizer que as
obras podem não ficar prontas até o mundial de 2014. Contudo, Valério
garante que as obras serão feitas e prevê o início das intervenções no
Complexo Viário da Urbana em agosto. "Não há a menor possibilidade de
Natal perder essas obras", garantiu.
Para Natal, o sinal vermelho foi aceso na semana passada pelo ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, que relacionou os atrasos a problemas na entrega de projetos, desapropriação de terras, falta de licenciamentos e intervenção do Ministério Público. O ministro estabeleceu até outubro o prazo para que, se não forem iniciadas as obras em quatro capitais, as obras poderiam ser retiradas da matriz de responsabilidades, documento assinado pela Fifa e governos federal, estadual e municipal com os compromissos de cada ente para a Copa.
Convém lembrar que a maior parte das obras da Copa em Natal são financiadas pelo Governo ou prefeitura de Natal com dinheiro emprestado de fontes federais, a exemplo da Caixa Econômica Federal e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que financiou os R$ 400 milhões que estão sendo usados na construção da Arena das Dunas. Mas o que mais preocupa mesmo são as obras sob responsabilidade da prefeitura, que foram divididas em dois lotes. O primeiro lote contempla o Corredor Estrutural Oeste, que abrange obras que vão da Ponte de Igapó a Lagoa Nova, reestruturando o Complexo Viário da Urbana, alargando as avenidas Felizardo Moura, João Francisco da Mota e Capitão-Mor Gouveia.
Para Natal, o sinal vermelho foi aceso na semana passada pelo ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, que relacionou os atrasos a problemas na entrega de projetos, desapropriação de terras, falta de licenciamentos e intervenção do Ministério Público. O ministro estabeleceu até outubro o prazo para que, se não forem iniciadas as obras em quatro capitais, as obras poderiam ser retiradas da matriz de responsabilidades, documento assinado pela Fifa e governos federal, estadual e municipal com os compromissos de cada ente para a Copa.
Convém lembrar que a maior parte das obras da Copa em Natal são financiadas pelo Governo ou prefeitura de Natal com dinheiro emprestado de fontes federais, a exemplo da Caixa Econômica Federal e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que financiou os R$ 400 milhões que estão sendo usados na construção da Arena das Dunas. Mas o que mais preocupa mesmo são as obras sob responsabilidade da prefeitura, que foram divididas em dois lotes. O primeiro lote contempla o Corredor Estrutural Oeste, que abrange obras que vão da Ponte de Igapó a Lagoa Nova, reestruturando o Complexo Viário da Urbana, alargando as avenidas Felizardo Moura, João Francisco da Mota e Capitão-Mor Gouveia.



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