Um estudo aponto que o nível de vício das pessoas nas redes sociais
chegou a um ponto em que é mais tentador para uma pessoa checar suas
mensagens no Facebook e no Twitter
do que fazer sexo ou fumar um cigarro. De acordo com pesquisa feita
pela Chicago University’s Booth Business School com 250 alemães, os
internautas não conseguem ficar longe de seus perfis neste tipo de
página.
Por sete dias consecutivos, os participantes recebiam sete mensagens e
tinham que responder se estavam realizando alguma atividade naquele
momento ou se tinham feito algo nos últimos 30 minutos. Depois, tinham
que identificar qual atividade, se o desejo de fazê-la era muito grande e
se ela influenciou na tomada de alguma outra decisão posterior.
O resultado mostrou que, entre todas as atividades, as que mais
estimulavam o desejo dos entrevistados eram justamente as interações em
redes sociais. De acordo com o autor do estudo, Wilhelm Hofmann, isso
acontece porque estes estímulos são mais acessíveis e, por isso, mais
difíceis de recusar. Ele lembra ainda que usar o Facebook ou Twitter é
bem mais barato do que comprar cigarros e bebidas.
“É comparativamente mais difícil de resistir por conta da alta
disponibilidade e do baixo custo. Ninguém precisa muito resistir a este
tipo de ação, e mesmo quando quer, é complicado, porque os estímulos e a
oferta são muito grandes”, comentou Hofmann em entrevista ao jornal The
Guardian.
O estudo também mostrou que quanto mais as pessoas tentam resistir a
fazer alguma coisa, mais aumenta o seu desejo por ela. Além disso, a
pesquisa revelou que o trabalho é um grande vício dos alemães. As
pessoas entrevistadas acham mais fácil resistir aos esportes, sexo e
gastar dinheiro do que ao próprio emprego. Os resultados serão
publicados em breve no jornal Psychological Science.
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