Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

Lágrimas deram o tom da despedida ao ícone da luta contra o apartheid

No VNT do Estadão
Foto: AP
O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, anunciou nesta sexta-feira, 6, que Nelson Mandela será enterrado no dia 15 de dezembro. Os funerais ocorrerão ao longo da semana, com uma série de cerimônias.  Zuma decretou o dia 8, domingo, um dia nacional de luto e orações. No dia 10,  haverá um memorial em um estádio de Johanesburgo. O velório irá dos dias 11 a 13.
Enlutados, os sul-africanos velam a morte de Mandela. Dos subúrbios brancos das grandes cidades às townships (favelas) de maioria negra, bandeiras a meio mastro, canções, orações e lágrimas deram o tom da despedida ao ícone da luta contra o apartheid.
O governo sul-africano ainda prepara os detalhes do funeral de Mandela, que deve levar de 10 a 12 dias. A tendência, segundo a presidência, deve ser a de um funeral aberto ao público, para que os sul-africanos possam se despedir do primeiro presidente democraticamente eleito do país.
Horas depois do anúncio da morte de Mandela, uma picape com um caixão envolto na bandeira sul-africana deixou a casa do herói antiapartheid em Johanesburgo. O corpo foi levado para um necrotério militar em Pretória.
Share
Banner

VNT Online

Post A Comment:

0 comments:

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.