Foto: AP |
Cristiano Ronaldo, Messi e Ribery são os finalistas em 2013 para receber a Bola de Ouro da Fifa, o troféu de melhor jogador do mundo. O vencedor será anunciado num evento de gala em Zurique em janeiro. Hoje, a entidade revelou o nome dos três candidatos e, pela primeira vez desde 2009, o título que quase havia virado monopólio de Messi pode passar para outras mãos.
A esperança era de que essa fosse a primeira vez também desde 2009 que um brasileiro chegasse à final. A última vez que um brasileiro esteve no pódio foi com Kaká. O meia também foi o último a ganhar o troféu, em 2007.
Neymar ganhou a Copa das Confederações, foi eleito o nome do evento e, no Barça, tem impressionado torcedores e dirigentes por sua rápida adaptação. Se nos últimos anos o brasileiro tem participado da festa de gala da Fifa como mero coadjuvante, desta vez ele queria chegar ao evento como uma das estrelas.
Mas o grandes favorito para tirar o trono de Lionel Messi é Cristiano Ronaldo, o português do Real Madrid que tem tido um ano exemplar. O francês Frank Ribery é outro forte candidato, depois que foi eleito pela Uefa como melhor jogador do ano na Europa, superando tanto Ronaldo quanto Messi.
A única brasileira no pódio uma vez mais é Marta, entre as três melhores do mundo, ao lado da alemã Nadine Angerer e da americana Abby Wambach.
Entre os técnicos, os finalistas são Alex Ferguson, Jupp Heynckes e Jürgen Klopp.
Neymar, porém, poderá sair de Zurique com dois prêmios. Ele é o único brasileiro na lista da seleção do ano. Diego Costa, atualmente espanhol, também faz parte da lista.
Neymar ainda concorre contra Zlatan Ibrahimović e Nemanja Matić pelo troféu do gol mais bonito do ano. O que o garantiu nessa lista foi o gol que marcou contra o Japão pela Copa das Confederações.
Neste ano, a eleição está sendo marcada por polêmicas e acusações. Sem dar explicações, a entidade estendeu o prazo para que técnicos e jogadores pudessem votar. Depois de ser pressionada, a entidade justificou que havia recebido menos de 50% dos votos, o que impediria que a eleição do melhor do mundo fosse validada.
Para críticos da entidade e até para o presidente da Uefa, Michel Platini, a ampliação no prazo tem outra explicação: dar mais uma chance para que Ronaldo ganhe votos. Ele jogou a repescagem das Eliminatórias para a Copa do Mundo e, com três gols contra a Suécia, levou Portugal para o Mundial de 2014.
Se não bastasse, ele e o presidente da Fifa, Joseph Blatter, entraram em choque neste ano. O cartola ironizou em um evento o comportamento do português em campo, o que gerou protestos de torcedores e acusações de que ele teria favorizado a eleição de Messi nos últimos anos.
Post A Comment:
0 comments:
OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.
PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:
Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.
Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.