Nos primeiros 15 dias do ano o número de homicídios no Rio Grande do Norte já soma 60 registros pelo Instituto Técnico Científico da Polícia do estado. A média é de 4 homicídios por dia. De acordo com o Presidente do Conselho dos Direitos Humanos, Marcos Dionísio, “a vulnerabilidade da segurança e o alto índice na criminalidade” são os principais fatores para número considerado tão elevado pelo especialista.
“Na verdade são vários os fatores para a alta quantidade de homicídios no estado, e o primeiro deles é a crise na segurança pública. As quadrilhas e os criminosos não encontram dificuldades para executar suas ações dentro do Rio Grande do Norte, isso porque o Estado não tem priorizado o setor. Outro fator importante e que deve ser destacado é a facilidade com que circula armas e drogas pelas nossas fronteiras, é um absurdo”, disse.
O envolvimento de jovens de 16 a 29 anos em homicídios também é preocupante. De acordo com Marcos Dionísio, isso se dá pela facilidade de jovens terem acesso cada vez mais cedo a drogas e armas. “Hoje o jovem tem uma facilidade maior e cada vez mais cedo de acesso às drogas e armas, o que também é resultado da vulnerabilidade das nossas fronteiras”, finalizou.
A equipe do O Jornal de Hoje ouviu o Delegado Geral da Polícia Civil, Ricardo Sérgio, que justificou o alto índice de homicídios não só pela ausência de segurança, mas também por se tratar de uma crise em várias questões sociais. “São muitos os motivos que levam um cidadão a cometer um homicídio, mas as questões sociais como saúde, educação e melhores condições de vida são fatores que envolvem o jovem ou adulto na criminalidade e esse é um mundo muitas vezes sem saída”, afirmou.
A quantidade de mortos em 2014, de certa forma, mantém o desempenho assustador do Estado na questão da violência urbana registrado no ano passado. Nos doze meses da temporada 2013, o Itep potiguar contabilizou cerca de 1,6 mil execuções, o que mantém uma média próxima do ano novo.
Post A Comment:
0 comments:
OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.
PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:
Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.
Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.