Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

Usuários apontam falta de medicementos na farmácia básica de Várzea/RN, problemas podem ser informados em página online

No VNT com informações do RGN/Agência CNM/Agência Estado
Centro de Saúde de Várzea/RN
Segundo informações divulgadas no site RGN, usuários da farmácia básica do município de Várzea/RN apontam a falta de alguns medicamentos ligados a problemas como hipertensão e diabetes. Localizada no Posto de Saúde Central do município de Várzea/RN, a unidade disponibiliza medicamentos básicos que tratam as doenças que mais atingem a população, como hipertensão, diabetes, úlcera, asma, depressão e infecções. Para ter acesso aos remédios, disponibilizados gratuitamente, o paciente precisa ser atendido em uma unidade básica de saúde e ter uma prescrição do médico válida por dois meses.

De acordo a secretária de saúde do município, houve um aumento de consumo dos usuários em Várzea de aproximadamente 50% entre 2013 e 2014. Como a farmácia trabalha com projeções de demanda feitas no ano anterior e também com um teto financeiro, às vezes a renovação do estoque de alguns remédios depende de novos pedidos. “Todo dia há muitos usuários novos cadastrados. Trabalhamos com nossa demanda segundo a estimativa populacional do IBGE e temos um limite orçamentário, então temos sempre de buscar o ponto de equilíbrio em nossas contas”, a normalização do estoque para hipertensão e diabetes está prevista para o final de março, quando será finalizado o processo licitatório, explica Rafaella Oliveira.
Em quanto o problema não é solucionado, os varzeanos de baixa renda são os que mais sofrem com falta de medicamentos. 
Usuários reclamam
“Não há previsão de chegada”. É isto que a aposentada Conceição relata ter ouvido várias vezes no atendimento da Farmácia Básica, no Centro de Várzea. A moradora do bairro do Centro  ainda não conseguiu retirar os medicamentos que precisa para o mês de fevereiro. “Está muito complicado. Semana após semana não há uma solução e sim prazos indeterminados”, revela.
Mesmo em menor escala, é possível perceber problemas também na distribuição dos chamados remédios de alto custo. Com a receita em mãos e um semblante nada animador, Maria da Piedade sai da Farmácia Básica sem perspectiva de conseguir seu remédio de diabetes. Segundo a moradora, o tempo de espera já ultrapassou os seus limites. “Até o momento estou sem perspectiva. Estou inconformada, pois preciso de minha medicação”, cobra.

Site pra denúncia

Um site para informar falhas de atendimento em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) ou em instituições particulares foi lançado no 12 de março. Agora, por meio do portal batizado de Caixa Preta da Saúde, os usuários da rede de atendimento da saúde podem registrar queixas e enviar fotos, vídeos ou outras informações sobre problemas encontrados.
Ao entrar na página, deve-se indicar o Estado, a cidade e a unidade de saúde onde o problema foi encontrado. Para cadastrar a denúncia, o usuário deve registrar o nome, o telefone, email e confirmar que aceita as condições de possível divulgação da informação registrada.
O portal foi laçado pela Associação Médica Brasileira (AMB) e sociedades de especialidades. De acordo com o presidente da AMB, Florentino Cardoso, as informações apresentadas serão checadas por uma equipe. Somente depois poderão ser consultadas no portal. Essa equipe ficará encarregada também de verificar reincidência dos problemas.
Veja o portal aqui



Share
Banner

VNT Online

Post A Comment:

0 comments:

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.