![]() |
| Rodrigo Lacerda, Nelida Pinon e Mario Magalhães |
A melhor coisa que se pode fazer neste final de semana é arrumar as malas e ir em busca de respirar cultura, chega de tanta desgraça, queda do PIB, notícias policiais com assaltos e mortes, vamos virar essa página e partir desta quinta e até sábado participar na praia de Pipa da 7º edição do Festival Literário da Pipa – FLIPIPA, que começa hoje com uma mesa abordando a “Vida-obra de João Ubaldo Ribeiro”, com participações de Vicente Serejo e Margarida Seabra. Na sequência a mesa “Toda poesia em Paulo Leminski”, com José Miguel Wisnik e Mário Ivo Cavalcanti.
A invenção do festival não poderia ser de outra pessoa, o criativo e competente intelectual Dácio Galvão. Não existe por essas bandas um evento tão charmoso e recheado de convidados do melhor naipe cultural brasileiro como o FLIPIPA.
Dando continuidade a programação nesta sexta-feira o tema debatido será “Ditadura, literatura e poesia marginal brasileira”, com Chacal e Alexandre Alves. Sequenciando tem “A Saga dos Lacerda: Do fim do Império a Era Vargas”, com Rodrigo Lacerda, Ticiano Duarte e Diógenes Dantas.
No sábado é a vez de “Marighella e a batalha das biografias não autorizadas”, com Mário Magalhães e Cassiano Arruda. Depois tem “Fala Poeta”,com José Carlos Capinan, Gereba Barreto e Abmael. E fechando a quinta edição o debate “A História nasce de outra história”, com Nélida Piñon, Woden Madruga e Marize Castro.
Nomes consagrados da literatura como Abel Silva, José Carlos Capinan, José Miguel Wisnik, Mário Magalhães e Gereba Santos participam do evento. O FLIPIPA terá abordagens que transitam entre o romance e a memória, passando pelas biografias e ícones como Carlos Lacerda e Leminski. João Ubaldo Ribeiro (que esteve no FLlPIPA na terceira edição) e o mestre Ariano Suassuna (que estava confirmado para esta quinta edição) serão homenageados pelo evento.
Entre as homenagens previstas a Ariano Suassuna dentro da programação da quinta edição do FLIPIPA está a apresentação da Orquestra Sanfônica do Museu do Vaqueiro.
As sanfonas irão homenagear o Movimento Armorial criado por Ariano nos anos 1970. O repertório incluirá “Romance de Minervina”, “Do Romance ao Martelo”, “Romance da Nau Catarineta”, “Ponteiro Acutilado” e “Martelo Agalopado”.
“As quatro edições anteriores foram exitosas e a quinta anuncia que o Festival Literário da Pipa é compromisso certo dos amantes da literatura”, argumenta o curador do Flipipa, Dácio Galvão. Ao fazer um breve balanço das quatro primeiras edições, fica fácil entender essa afirmação.
O FlIPIPA 2014 é uma realização do Projeto Nação Potiguar/ Fundação Hélio Galvão e Scriptorin Candinha Bezerra e patrocínio de várias empresas como a Ecocil, e parceiros Sistema Fecomércio/Sesc, Fiern/Sesi, além de apoio cultural da Associação de Hotéis e Pousadas da Pipa, Pipa Convention & Visitors Bureau, Hotel Ponta do Madeiro, Vitaminas FDC, Tribuna do Norte, Intertv Cabugi, Cooperativa Cultural Universitária e Mariz Comunicação
SERVIÇO
5º Festival Literário da Pipa – Flipipa
De 7 a 9 de agosto. Realização: Fundação Hélio Galvão
e Projeto Nação Potiguar.
Produção Executiva: Candinha Bezerra
Curadoria: Dácio Galvão
Assessoria de Imprensa: Fato Novo Comunicação



Post A Comment:
0 comments:
OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.
PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:
Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.
Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.