Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

Sejuc transfere 163 presos após brigas de facções em presídios do RN

No VNT da Tribuna do Norte - 26/08/2015
A Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania do Rio Grande do Norte (Sejuc) concluiu a transferência de presos que teve início durante a noite desta terça-feira (25), entre a Penitenciária Estadual Desembargador Francisco Pereira da Nóbrega, o Pereirão, em Caicó, e o Presídio Doutor Rogério Coutinho Madruga, o Pavilhão 5 de Alcaçuz, em Nísia Floresta. Ao todo, 163 detentos foram transportados entre as unidades após conflitos de facções criminosas dentro das unidades, que já resultaram na morte de pelo menos seis presos no sistema prisional potiguar.
As transferências tiveram início durante a madrugada. Primeiro foram levados 71 presos do Pereirão para o Pavilhão 5. Já durante a madrugada desta quarta-feira (26), 92 detentos fizeram o caminho oposto, partindo do presídio de Nísia Floresta para o de Caicó.
A transferência teve apoio de homens da Polícia Militar, da Polícia Rodoviária Federal e do helicóptero Potiguar 1, da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do RN (Sesed-RN). A movimentação, inclusive, chamou a atenção da população, que foi às redes sociais questionar o que estava ocorrendo.

Segundo Durval Franco, coordenador de Administração Penitenciária (Coape), as transferências vão continuar em Natal e até em Mossoró “conforme as necessidades e as situações de cada presídio”. Ele não quis detalhar como estão sendo feitas essas operações por questão de segurança, garantindo a integridade física dos presos, dos agentes penitenciários e policiais militares envolvidos nesse remanejamento.

Até agora, a Sejuc não informou em quanto ficará a população carcerária do Pavilhão 5, que até ontem contava com 465 apenados e aparecia como o terceiro maior presídio em número de presos, atrás da somente da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, onde estão 922 presos, e da Penitenciária Estadual de Parnamirim (PEP), que tem 581.

Além das transferências, o titular da Sejuc, Edílson França, informou durante entrevista à InterTV Cabugi que está em análise uma reformulação dentro das unidades sobre a divisão dos locais onde estão custodiados os presos. O secretário não detalhou como será essa reorganização.
Share
Banner

VNT Online

Post A Comment:

0 comments:

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.