![]() |
Heinrich Aikawa/Instituto Lula
Polícia Federal pede autorização ao STF para ouvir Lula no inquérito da Lava Jato
|
A Polícia Federal enviou um documento ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a autorização para ouvir o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no inquérito que investiga a participação de políticos no esquema da Lava Jato. Os delegados suspeitam de que o petista foi pessoalmente beneficiado pelo esquema na Petrobras, conforme informou a revista "Época".
O documento é assinado pelo delegado Josélio Sousa, de Brasília, que justifica o pedido assinalando que "na condição de mandatário máximo do país, [Lula] pode ter sido beneficiado pelo esquema em curso na Petrobras, obtendo vantagens para si, para seu partido, o PT, ou mesmo para seu governo, com a manutenção de uma base de apoio partidário sustentada às custas de negócios ilícitos na referida estatal”, ainda de acordo com a revista.
Por não ocupar cargo público no momento, Lula não tem mais a prerrogativa de foro privilegiado. Assim, a solicitação poderia ter sido feita ao juiz federal Sergio Moro, que coordena os processos da Lava Jato na primeira instância, e não ao Supremo, conforme fez a Polícia Federal.
O pedido da PF deve ser analisado pelo ministro Luiz Fachin, relator do processo no Supremo. O STF ainda não se manifestou a respeito do assunto.
Post A Comment:
0 comments:
OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.
PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:
Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.
Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.