Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

Presidente da Guatemala renuncia por acusações de corrupção

No VNT do G1 - 03/09/2015
O presidente da Guatemala, Otto Pérez Molina, em foto de 14 de agosto (Foto: Moises Castillo / AP Photo

O presidente da Guatemala, Otto Pérez Molina, renunciou nesta quinta-feira (3) ao cargo a fim de "manter a institucionalidade do Executivo".
O porta-voz oficial da presidência, Jorge Ortega, afirmou à Agência Efe que o presidente assinou a carta de renúncia às 19h (horário local, 22h em Brasília) de quarta (2).
O objetivo, segundo o porta-voz, é "manter a institucionalidade e a ordem que corresponde dentro do Estado", além de enfrentar "de maneira individual" o devido processo.
A renúncia do presidente está agora nas mãos do Congresso do país centro-americano, que deverá aprovar ou não sua saída, e, em caso positivo, nomear o vice-presidente, Alejandro Maldonado, como novo mandatário, segundo estabelece a lei guatemalteca.
Pérez Molina é acusado de liderar uma rede de corrupção no ente arrecadador de impostos do país e desde quarta pesa sobre ele uma ordem de captura.
O general reformado perdeu sua imunidade e privilégios na terça (1º) após a votação unânime de 132 deputados, depois que o Ministério Público e a Comissão Internacional Contra a Impunidade naGuatemala (CICIG) o acusaram de corrupção em 21 de agosto.
De acordo com a investigação de mais de 18 meses de ambas entidades, Pérez Molina supostamente dirigia uma rede clandestina dentro da Superintendência de Administração Tributária (SAT), com a cumplicidade de pelo menos 28 pessoas, entre elas a ex-vice-presidente, Roxana Baldetti, presa desde 21 de agosto.
O porta-voz presidencial acrescentou que a decisão de Pérez Molina foi difícil, mas que, apesar dela, o presidente segue defendendo sua inocência. No entanto, argumentou que o desenvolvimento dos eventos o obrigaram a tomar esta decisão.
O juiz Miguel Ángel Gálvez, responsável pelo caso, ditou quarta-feira uma ordem de detenção contra o líder. Ortega disse que não sabe se este foi o estopim para que Pérez Molina decidisse deixar o cargo.
O advogado pessoal do presidente, César Calderón, havia dito que, para evitar que Pérez Molina seja levado "à força" pelas autoridades, se apresentariam de forma voluntária perante o juizado na manhã desta quinta, mas não especificou a hora.
O presidente, que tomou posse do cargo em 14 de janeiro de 2012, tinha reiterado desde que foi acusado que não renunciaria para garantir a realização das eleições gerais do próximo domingo.
Share
Banner

VNT Online

Post A Comment:

0 comments:

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.