Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

Novos conselheiros tutelares de Várzea, RN são empossados

Do VNT  - 11/01/2016
Certificação da posse dos conselheiros tutelares de Várzea,. RN - Foto: Deyvison Marinho/Portal RGN
VNT - Os novos conselheiros receberam na manhã desta segunda-feira, 11 de janeiro de 2016 os certificados de posse do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) para o exercício do  quadriênio 2016/2019.

A posse dos  conselheiros tutelares do município de Várzea, agreste potiguar, foi publicada no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Rio Grande do Norte, desta segunda-feira, 11 de janeiro, através da Portaria  Nº 06/2016/GP. 

De acordo com o Diário Oficial dos Municípios do RN foram empossados os senhores e senhoras: ADAILTON AVELINO DE OLIVEIRA, MARCELO DA COSTA SILVA,  ROSILEIDE VENCESLAU DA SILVA SOARES,  LAERCIO SILVA PAULINO,  MIRLENE DA COSTA RIBEIRO,  para ocuparem o cargo Eletivo de Conselheiro (a) Tutelar. 


Share
Banner

VNT Online

Post A Comment:

1 comments:

  1. Conselheiros tutelares tomam posse dia 10 de janeiro
    Sexta, 08 de janeiro de 2016.
    08012016_conselho_tutelar_EBCNovos membros do Conselho Tutelar, eleitos no processo unificado em outubro do ano passado, tomarão posse no dia 10 de janeiro. O mandato, que tem duração de quatro anos, atribui aos agentes responsabilidades como atender a violação de direito da crianças e adolescentes, acionar as autoridades competentes, acompanhar o cumprimento de medidas socioeducativas, entres outras.

    O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) e o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) recomendada que haja um Conselho Tutelar para cada 100 mil habitantes. O Conselho é o órgão que exerce a função de zelar pela garantia e defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.

    Em 2012, o ECA foi alterado pela Lei n° 12.696 para dispor sobre os Conselhos Tutelares, onde foi assegurado os direitos sociais de seus membros e estabeleceu um processo de escolha em data unificada em todo território nacional. Logo a alteração da lei, em 2015, iniciou-se um processo para adequar os Municípios às mudanças e às novas regras estabelecidas.

    Com a reforma da legislação, o mandato dos conselheiros foi ampliado de três para quatro anos e passaram a ter o direito licenças maternidade e paternidade, cobertura previdenciária, gozo de férias anuais remuneradas acrescidas de um terço do salário e gratificação natalina.

    Os Conselhos Tutelares são órgãos permanentes e autônomos, não jurisdicionais que integram a administração pública local. Ainda são encarregados por zelar pela garantia e defesa dos direitos da criança e do adolescente, por parte da família, da comunidade e do poder público.

    Financiamento dos Conselhos
    A Confederação Nacional de Municípios (CNM) chama a atenção para manutenção das estruturas do Conselho Tutelar, que hoje fica a cargo do gestor municipal. A responsabilidade de dispor de carro para visitas, local de atendimento com internet, telefone, entre outras coisas, são responsabilidade apenas dos Municípios. Tais encargos, por muitas vezes, prejudicam a oferta de boas condições de trabalho, uma vez que os Municípios não recebem transferências do governo federal para apoiar a manutenção dos conselhos.

    É preciso fortalecer a participação da comunidade e esclarecer as responsabilidades de cada ente federado na manutenção dos Conselhos Tutelares para essa realidade de financiamento mude, e que os demais entes também tenham suas responsabilidades determinadas.

    ResponderExcluir

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.