Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

Fecham-se as cortinas, a cultura saiu da cena

Do VNT por Adriano de  Alexandria

Não começarei este texto evocando os nossos exemplos de folclores tradicionais, pois eles já não estão aqui entre nós e nada além da lembrança se encontra vivida, nem uma renovação se quer existe. Assim como um fechar das cortinas em um palco que encena a vida, a nossa cultura varzeana encena seu último ato, já caquético e enfadonho.

Embora de quatro em quatro ano se encena algo perto do que fora plausível, pois é período pré-eleitoral, interessa aos candidatos que os festejos como São Pedro e Semana da Cultura ocorram com qualidade quanto ao volume, apesar de que a qualidade essa passa a passo largo desses eventos.

Não podemos vivenciar uma Semana da Cultura ou um evento comemorativo ao Santo São Pedro apenas para satisfazer interesses dos que concorrem a prefeitura. Pois avolumar tais eventos naquele momento (ano eleitoral), sem participação popular e sem renovação cultural, apenas mostra um evento engessado, um momento cultural vazio de significado e qualidade.

Ao meu vê a má gestão promovida pelo que chamamos de representantes políticos e a má qualidade nos eventos culturais estão diretamente relacionados, precisamos de uma gestão de qualidade que contemple a cultura varzeana em todos os anos de gestão, e não apenas em um breve momento. E precisamos de participação popular e abordagem do que é nosso nas escolas e eventos culturais além do que temos. Apenas assim Várzea será cidade da cultura, da nossa cultura.
Share
Banner

Adriano de Alexandria

Post A Comment:

0 comments:

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.