Alerta pela falta de água nas cidades de Espírito Santo, Passagem, Santo Antônio e Várzea, RN

Do VNT - 01/11/2016
Barragem  no Rio do Salto em Espírito Santo - Foto: Antonio Duarte
VNT - De acordo com a informação do coordenador da Defesa Civil do Município de Espírito Santo, Antônio Duarte, nos últimos dias é baixo o volume de água nas nascentes e vazamento na base maior barragem Espirito santo no Rio do Salto e, não consegue juntar água para o bombeamento para as cidades de Espirito Santo, Várzea, Santo Antonio e Passagem. A diminuição da água na região é constante e visível. 

“Seus barulhos tendem a ser percebidos apenas quando é tarde e na hora de lavar louças e banho ainda da tempo para agir. A APA Piquiri é muito rica em água é pobre nas importância de quando chamamos a responsabilidade, para cuida e proteger. O desmatamento é um dos mais graves problemas ambientais da atualidade, pois além de devastar a Mata e os recursos naturais, compromete o equilíbrio da Biodiversidade e quando isso é próximo a nascente o quadro se agrava ainda mais”. Alerta o coordenador. 

Segundo informação enviada ao VNT por um morador da cidade Várzea na segunda-feira, 31/10 o mesmo diz que a água do reservatório de da Caern que abastece  Várzea, Espírito Santo, Passagem e Santo Antônio não está sendo o suficiente para abastecê-las. Segundo o informante a Caern não tem de onde trazer água para abastecer essas cidades e que cada vez mais está difícil. 

“Vamos rezar que caia chuva para melhorar a situação da nossa região”, disse um dos responsáveis pela manobra do abastecimento de água nessas cidades.

Ao VNT uma moradora da cidade de Várzea se mostra preocupada com a falta de água nas torneiras: “Eu sempre economizo porque sei o quanto é importante termos água em casa, já tem pessoas que esbanja sem se preocupar com ele é nem com a população”. Disse a moradora.

Um morador da cidade de Espírito Santo, cobra ações da empresa responsável pelo abastecimento de água no Estado: “A CAERN, com a crise hídrica já deveria ter feito um mapeamento dos reservatórios no estado, visando investimentos para conter ou amenizar a crise, mas não estão nem aí, o povo que se dane“. Escreve o morador nas redes sociais. 

Segundo a Companhia de Águas e Esgotos do estado (Caern), os quatro municípios; Espírito Santo, Passagem, Santo Antônio e Várzea  tiveram o abastecimento reduzido, essas cidades entraram em rodízio de abastecimento desde a terça-feira (16/08). 

Segundo a Caern, a baixa nos níveis de água dos mananciais Riacho do Salto e Riacho da Una, que junto aos riachos do Timbó e de Pedras compõem o Sistema Integrado de Espírito Santo, reduziu a oferta hídrica para a região. Antes da redução, eram fornecidos 320 m³/h de água, agora a queda na vazão, a oferta está em 200 m³/h.
Share on Google Plus

About vnt online

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.