Do VNT - 01/11/2016
![]() |
Barragem no Rio do Salto em Espírito Santo - Foto: Antonio Duarte |
VNT - De acordo com a informação do coordenador da Defesa Civil do Município de Espírito Santo, Antônio Duarte, nos últimos dias é baixo o volume de água nas nascentes e vazamento na base maior barragem Espirito santo no Rio do Salto e, não consegue juntar água para o bombeamento para as cidades de Espirito Santo, Várzea, Santo Antonio e Passagem. A diminuição da água na região é constante e visível.
“Seus barulhos tendem a ser percebidos apenas quando é tarde e na hora de lavar louças e banho ainda da tempo para agir. A APA Piquiri é muito rica em água é pobre nas importância de quando chamamos a responsabilidade, para cuida e proteger. O desmatamento é um dos mais graves problemas ambientais da atualidade, pois além de devastar a Mata e os recursos naturais, compromete o equilíbrio da Biodiversidade e quando isso é próximo a nascente o quadro se agrava ainda mais”. Alerta o coordenador.
Segundo informação enviada ao VNT por um morador da cidade Várzea na segunda-feira, 31/10 o mesmo diz que a água do reservatório de da Caern que abastece Várzea, Espírito Santo, Passagem e Santo Antônio não está sendo o suficiente para abastecê-las. Segundo o informante a Caern não tem de onde trazer água para abastecer essas cidades e que cada vez mais está difícil.
“Vamos rezar que caia chuva para melhorar a situação da nossa região”, disse um dos responsáveis pela manobra do abastecimento de água nessas cidades.
Ao VNT uma moradora da cidade de Várzea se mostra preocupada com a falta de água nas torneiras: “Eu sempre economizo porque sei o quanto é importante termos água em casa, já tem pessoas que esbanja sem se preocupar com ele é nem com a população”. Disse a moradora.
Um morador da cidade de Espírito Santo, cobra ações da empresa responsável pelo abastecimento de água no Estado: “A CAERN, com a crise hídrica já deveria ter feito um mapeamento dos reservatórios no estado, visando investimentos para conter ou amenizar a crise, mas não estão nem aí, o povo que se dane“. Escreve o morador nas redes sociais.
Um morador da cidade de Espírito Santo, cobra ações da empresa responsável pelo abastecimento de água no Estado: “A CAERN, com a crise hídrica já deveria ter feito um mapeamento dos reservatórios no estado, visando investimentos para conter ou amenizar a crise, mas não estão nem aí, o povo que se dane“. Escreve o morador nas redes sociais.
Segundo a Companhia de Águas e Esgotos do estado (Caern), os quatro municípios; Espírito Santo, Passagem, Santo Antônio e Várzea tiveram o abastecimento reduzido, essas cidades entraram em rodízio de abastecimento desde a terça-feira (16/08).
Segundo a Caern, a baixa nos níveis de água dos mananciais Riacho do Salto e Riacho da Una, que junto aos riachos do Timbó e de Pedras compõem o Sistema Integrado de Espírito Santo, reduziu a oferta hídrica para a região. Antes da redução, eram fornecidos 320 m³/h de água, agora a queda na vazão, a oferta está em 200 m³/h.

Post A Comment:
0 comments:
OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.
PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:
Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.
Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.