Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

Barra do Cunhaú, praia de Canguaretama, RN vai sediar oito especiais de verão do Rota Inter TV

No VNT do Gshow - 29/12/2016
Bastidores do Rota especial de aniversário, em 2016, em Cunhaú (Foto: Divulgação)
Bastidores do Rota especial de aniversário, em 2016, em Cunhaú (Foto: Divulgação)
Distante 75km da capital do Rio Grande do Norte, a paradísiaca Barra do Cunhaú será palco para a arena de verão do Rota Inter TV. Destino consolidado para o turismo nacional e também para os adeptos ao kitesurf, foi escolhido pelo programa não é à toa, a beleza natural é destaque na região.

Cunhaú, vem do Tupi, significa "água de mulher". Já Câmara Cascudo, descreveu como "O lugar onde as moças bebem água". A verdade é que as praias calmas e extensa faixa de areia semi-deserta, fazem do local um dos mais belos do Nordeste. Na praia, os recifes formam piscinas naturais para banho entre a foz dos rios Catú e Curimataú além das dunas. Um cenário perfeito para o descanso. Este ambiente hospeda a rica vida dos manguezais e dos criadouros de camarão em abundância no local.

A localidade apresenta uma boa infraestrutura para turismo, com pousadas e ótimos restaurantes. A gastronomia no local é abastecida em sua maioria por frutos do mar, como os deliciosos e suculentos camarões, lagosta, entre outros.

Barra do Cunhaú é inclusive, um pólo de carcinicultura, a produção de camarões em cativeiro. Nos últimos anos, as principais atividades econômicas de Barra do Cunhaú - que antes eram a pesca e a cana de açúcar - são a produção de camarões e o turismo. O Rio Grande do Norte é o segundo maior produtor de camarão do país e detentor da maior área cultivada em território brasileiro. Frente às condições ecológicas favoráveis, a região Nordeste, e em especial o RN, concentra a maioria das fazendas de cultivo de camarão no país com cerca de 1800 produtores. A produção atual do RN é de aproximadamente 400 toneladas mensais.

Origem
Conta-se que a Barra do Cunhaú originou-se com a construção de um Fortim por marinheiros que se demoraram pelo encalhe do seu navio, para se abrigarem e se protegerem enquanto aguardavam o resgate.

Esse reduto foi atacado duas vezes, sendo a primeira em abril de 1634 e o segundo em outubro do mesmo ano. Os atacantes empreenderam uma ofensiva rápida e violenta, tomando o forte na noite de 21 de outubro. Houve crueldades inomináveis e os despojos foram transportados para um barco que foi a pique ao sair da barra. As ruínas do Fortim foram destruídas completamente pela ação do tempo e as águas do Atlântico.

Barra do Cunhaú pertence ao município de Canguaretama, sendo seu primeiro núcleo de colonização, a aldeia Gramació, hoje o município de Vila Flor.
Conheça Barra do Cunhaú, destino dos programas de verão do 'Rota' (Foto: Sérgio Luis / Rota Inter TV)
Conheça Barra do Cunhaú, destino dos programas de verão do 'Rota' (Foto: Sérgio Luis / Rota Inter TV)

Share
Banner

VNT Online

Post A Comment:

0 comments:

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.