Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

Fifa confirma mais 2 vagas para América do Sul na Copa de 2026

No VNT do GE - 09/05/2017
Foto: (Ricardo Mazalan/AP)
Uma reunião na tarde desta terça-feira em Manama, no Bahrein, o Conselho da Fifa confirmou a divisão de vagas na Copa do Mundo a partir de 2026, quando o torneio passa a ser disputado por 48 seleções. A Conmebol, que tem 10 integrantes, terá seis vagas diretas e mais uma via repescagem. Hoje, com 32 vagas na Copa, o continente tem direito a quatro lugares diretos e mais um na repescagem. 

Na nova divisão, a Europa (Uefa) passará a ter três vagas a mais; as eliminatórias africanas (CAF) darão quatro postos além da quantidade atual e ainda valerão um lugar na repescagem; a Ásia (AFC) também terá mais quatro vagas; as América do Norte e Central terão mais três postos para disputarem; e a Oceania enfim terá um posto garantido. 

Desta forma, a confederação sul-americana pode ter 70% (7 de 10) dos seus membros classificados para o Mundial a partir da edição de 2026. O grande aproveitamento das equipes do continente se deve ao peso político da Conmebol dentro da Fifa - uma vez que, apesar de contar com poucos membros, comparada a outras confederações, a organização conta com nove títulos mundiais (cinco do Brasil, dois da Argentina e dois do Uruguai). Os outros 11 são das seleções europeias (Uefa).

A Copa do Mundo de 2026 tem boas chances de ser disputada na América do Norte. A candidatura tripla de Estados Unidos, México e Canadá tentou ser a única na disputa - mas sofreu uma inesperada derrota política nesta terça-feira, quando o Conselho da Fifa decidiu aguardar mais três meses para ver se outras sedes se candidatarão. Caso seja confirmada como vencedora (ou a única da disputa) a candidatura tripla , lançada no mês passado em Nova York, os Estados Unidos receberiam 60 das 80 partidas, incluindo todas a partir das quartas de final. Já México e Canadá abrigariam 10 partidas cada um.
A divisão de vagas da Copa de 2026, que terá 48 competidores (Foto: GloboEsporte.com)
A divisão de vagas da Copa de 2026, que terá 48 competidores (Foto: GloboEsporte.com) 

Share
Banner

VNT Online

Post A Comment:

0 comments:

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.