Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

Moradores de Barrocas usam balsa para atravessar rio e chegar até a cidade de Goianinha, RN

Do VNT - 17/08/2017
Uma balsa ajuda na travessia do rio - Foto: Reprodução
VNT - Uma reportagem exibida nesta segunda-feira (17) no programa jornalistico da Inter TV Cabugi, filiada da Rede Globo, o RNTV primeira edição. De acordo com a reportagem, todo período de inverno os moradores de Barroca, comunidade próxima a cidade de Goianinha, litoral sul do Rio Grande do Norte, tem tido dificuldades para se deslocar até a sede do município. Com alternativa os moradores de sete comunidades usam uma balsa para a travessia  do rio Jacu para chegar até o centro da cidade. 

Seu Luz, o morador que fez um balsa para ajudar os moradores na travessia do rio Jacu. O problema virou uma oportunidade para seu Luiz. Ele improvisou a balsa com garrafas pets e madeira.  Quem não pode pagar pelo serviço acaba se arriscando e tendo até prejuízos, com carros e motos.

Uma outra alternativa para os moradores dessas comunidades chegar até Goianinha é pegar um estrada de barro até a RN 003, passando por dois outros municípios, Espírito Santo e Jundiá, mas mais que o dobro de distância para ter acesso até a cidade de Goianinha. 

Um sonho de uma ponte, já tem mais de 20 anos, e até agora ficou só nas promessas. Segundo um morador, o engenheiro do  Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT já estiveram no local, mediram 120 metros de ponte e a obra custaria 11 milhões, mas nada se concretizou.  

A reportagem tentou falar com o DNIT mas as ligações não foram atendidas. A matéria completa do RNTN se encontra em o vídeo, veja AQUI.

A Prefeitura de Goianinha divulga uma nota em sua página na internet; veja:

Sobre reportagem veiculada pela Intertv Cabugi, afiliada da Rede Globo no Rio Grande do Norte, nesta segunda-feira (17), a Prefeitura de Goianinha esclarece que:

1) a comunidade de Barrocas, mencionada na reportagem e mais seis comunidades rurais, situadas do outro lado do rio Jacú, pertencem ao município de Espírito Santo - de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

2) a Prefeitura de Goianinha arca com a manutenção dos serviços essenciais de saúde, educação e assistência social, além de outros serviços indispensáveis ao bem estar da população, mesmo estas não pertencendo aos domínios do município.

Nesse sentido, a Prefeitura de Goianinha se solidariza e reconhece a necessidade dos moradores em tempos de fortes chuvas e esclarece que, por várias ocasiões, o que pode ser comprovado através de protocolos, requereu junto aos órgãos federais competentes convênios para construção de uma ponte tipo “Passagem Molhada".

Por se tratar de uma obra de alto valor não pode ser custeada integralmente pelo governo municipal.
Por fim, esta Prefeitura ressalta que continuará pleiteando junto aos órgãos a construção da ponte, com o intuito de sanar os transtornos enfrentados pelos moradores.
Prefeitura Municipal de Goianinha/RN

Share
Banner

VNT Online

Post A Comment:

0 comments:

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.