Pente-fino: INSS convocará um milhão de aposentados a partir do dia 15 de agosto

No VNT do EXTRA - 28/07/2017
Peritos farão horas extras para realizar as perícias nos benefícios por incapacidade
Peritos farão horas extras para realizar as perícias nos benefícios por incapacidade Foto: Guito Moreto / Agência O Globo
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), começará a enviar o primeiro lote de cartas de convocação para a revisão das aposentadorias por invalidez a partir de 15 de agosto, conforme afirmou ao EXTRA o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Alberto Beltrame. Desta maneira, o pente-fino em mais de um milhão de aposentadorias por invalidez deve começar entre o fim de agosto e o início de setembro.

— Dentro do nosso cronograma as convocações começam no início da segunda quinzena de agosto. Nessa primeira etapa, até 50 mil segurados de todo o país receberão as cartas para marcar a perícia — explica.

Os segurados receberão uma carta do INSS com aviso de recebimento. Depois de notificadas, terão cinco dias úteis para ligar no 135 (central de atendimento do órgão) e agendar a perícia. caso a marcação não seja feita, o benefícios erá automaticamente bloqueado.

O pente-fino nas aposentadorias por invalidez será realizado em quem tem menos de 60 anos e está há dois anos ou mais sem passar por perícia. Ficarão de fora da medida os maiores de 60 anos e quem tem 55 anos e já recebe o benefício há pelo menos 15 anos.

AUXÍLIOS-DOENÇA CANCELADOS

Após revisar mais de 200 mil auxílios-doença em todo o país, desde o ano passado, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), cancelou 180 mil benefícios. Com isso conforme dados do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), será possível economizar R$ 2,6 bilhões por ano em pagamento de benefícios.

O pente-fino nos benefícios pagos pelo INSS, previsto em medida provisória, começou em 2016, mas foi suspenso porque o Congresso não aprovou a MP a tempo. O governo, então, editou uma nova MP, e a revisão foi retomada no início deste ano, com uma força-tarefa dos médicos peritos, que foram liberados a fezer hora extra para realizar o pente-fino.
Share on Google Plus

About vnt online

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.