Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

RN registra 226 mortes em agosto e tem mês mais violento da história, diz instituto

No VNT do G1 RN - 04 SET 2017
Agosto foi o mês mais violento da história do RN, segundo instituto (Foto: Marcelino Neto/O Câmera)
Agosto foi o mês mais violento da história do RN, segundo instituto (Foto: Marcelino Neto/O Câmera)
O Rio Grande do Norte registrou, em agosto de 2017, um total de 226 crimes violentos letais intensionais - como são chamados os homicídios e outros tipos de crimes que culminam na morte das vítimas. Os dados são do Observatório da Violência do RN (Óbvio), segundo o qual o mês foi mais violento da história do estado.

Agosto superou julho, que até então era o 'campeão' nas estatísticas deste ano, com 218 vítimas. O crescimento em relação a agosto de 2016 é de 35,3% e, na comparação com o mesmo período em 2015, o aumento foi de 67,4%.

Os dados ainda representaram uma média de sete mortes por dia, ou uma morte a cada três horas e meia.

O coordenador do Óbvio, Ivênio Hermes explica que o mês é o mais violento da série histórica. "Nós trabalhamos levantando esses dados desde 2013. E naquele período, colhemos dados dos anos anteriores. Esse é o mês mais violento desse histórico", afirma.

Questionada sobre o assunto, a Secretaria de Segurança Pública do Estado (Sesed) afirmou que não iria comentar o dados do instituto.

Nos oito primeiros meses do ano, ainda de acordo com o Óbvio, 1.647 pessoas foram mortas no estado. São 337 vítimas a mais que o mesmo período de 2016, quando foram registrados 1310. Na comparação de janeiro a agosto de 2015, o estado teve aumento de 54,2%. Foram 579 vidas a mais perdidas para a violência.
Ranking dos municípios mais violentos no RN é liderado por Natal (Foto: Observatório da Violência do RN)
Ranking dos municípios mais violentos no RN é liderado por Natal (Foto: Observatório da Violência do RN)
Natal lidera o ranking dos municípios mais violentos do estado, com 418 mortes em 2017, sendo seguido por Mossoró, Ceará-Mirim e Parnamirim.

Os 11 bairros mais violentos da capital potiguar estão concentrados nas Zonas Norte e Oeste. O primeiro colocado é Nossa Senhora da Apresentação, com 55 mortes de janeiro a agosto. O segundo colocado, Lagoa Azul, registrou 38 casos. Candelária, Capim Macio (Zona Sul), Ribeira e Areia Preta (Zona Leste) registraram apenas uma morte, cada.
Bairros das Zonas Norte e Oeste são os mais violentos de Natal, de acordo com instituto (Foto: Observatório da Violência do RN)
Bairros das Zonas Norte e Oeste são os mais violentos de Natal, de acordo com instituto (Foto: Observatório da Violência do RN)
Setembro
Apesar de estar apenas no início, setembro também já registra dados preocupantes. O primeiro final de semana do mês registrou 33 mortes violentas, o que o coloca como um dos maios violentos do ano. Dois casos totalizaram oito mortes de ação típica de estado (confronto entre policiais e criminosos). Quatro suspeitos de itegrarem uma quadrilha morreram em confronto com a PM em Campo Grande, na tarde deste domingo (3). Outros quatro, sendo três homens e uma mulher, morreram na sexta (1º), durante operação da Polícia Civil.

Share
Banner

VNT Online

Post A Comment:

0 comments:

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.