Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

Festival Literário Alternativo de Pipa divulga programação para 2017

No VNT do G1 RN - 29 NOV 2017
Festival Literário Alternativo de Pipa (flipAut!) vai acontecer entre 7 e 10 de dezembro em 2017. Foto mostra momento da edição de 2016 (Foto: Acervo flipAut!)
Festival Literário Alternativo de Pipa (flipAut!) vai acontecer entre 7 e 10 de dezembro em 2017. Foto mostra momento da edição de 2016 (Foto: Acervo flipAut!)
Foi divulgada nesta terça-feira (28), nas redes sociais, a programação completa do flipAut! 2017 – oitavo Festival Literário Alternativo de Pipa – que acontecerá de 7 a 10 de dezembro. De quinta a domingo, no palco do evento, haverá bate-papos, encontros, debates, lançamentos de livros e apresentações culturais locais e convidadas. O evento acontecerá na Praia de Pipa, no litoral Sul potiguar, e toda a programação é gratuita, aberta ao público.

O lançamento em Natal do flipAut! acontecerá nesta quarta (29) no Nalva Melo Café Salão, na Ribeira, Zona Leste da capital, a partir das 16h, onde a programação impressa será distribuída para os interessados.

Todos os dias, são quatro as atividades, no palco, propostas ao público. “Não está fácil destacar umas das outras, porque são todos temas atualíssimos e interessantes”, diz Jack d’Emilia, produtor do evento. Na quinta-feira (7), logo depois da abertura oficial do evento, a atriz e escritora Alice Carvalho e o escritor e editor Carlos Fialho debatem sobre como transformar ideias em livros, peças e produções audiovisuais.

No mesmo dia, o projeto “Leia Mulheres” será apresentado ao público, por representantes da rede potiguar de incentivo à leitura de obras femininas. Além disso o documentário “Alcaçuz” será projetado no telão, após um bate-papo com os estudantes de jornalismo que o realizaram.

Na sexta-feira (8), o destaque é a conversa poético-musical Negra Poesia – Negra Melodia entre João Batista Morais e Eliano, depois de um bate-papo com exponentes da editoria alternativa potiguar, Raul Pacheco e Victor H Azevedo. Para encerrar a noite, o Sarau Insurgências Poeticas, com Civone Medeiros, Felipe Nunes, Marina Rabelo, Rozeane Oliveira, Thiago Medeiros e convidados.

“Por mim e para Sandra e Marizé, do Leitura na Praça, é o maior sonho realizado, trazer para Pipa uma Feira de Livros Novos e Usados desse tamanho. Este ano, haverá quatro estandes de sebos, além de outros livreiros, e a BIT – Biblioteca Itinerante de Troca, de Raimundo Muniz, onde você troca um livro já lido por um que ainda não leu, sem gastar um real. Está confirmada a presença do Sebo Vermelho, de Abimael Silva, do Cata-Livros, do Seburubu e do Sebo Zahir, de Parnamirim. Milhares de livros novos e usados, que são um grande incentivo à leitura para moradores e turistas”, afirma d’Emilia.

No sábado (9) o evento destaca, justamente, uma conversa informal com Jácio e Veronica, do Sebo Cata-Livros, de Natal, que comemoram quatro décadas de trabalho. Às 22h, Cellina Muniz, escritora e agitadora cultural, mais Lívio Oliveira, poeta, escritor, acadêmico das Letras do RN, debatem sobre liberdade de expressão em “EROS – Resistência Poética e Política”. A seguir, o público interessado, poderá participar do Sarau Erótico “Poesia e Poder Sem Pudor”, que acontecerá na Pizzaria Calígula/Espaço Cultural, às 23h30.

Para um público adulto, também, às 19h, no Espaço Marina, na rua da Gameleira, será apresentada a peça “Cartas Para A Alemanha” de e com Elze Maria Barroso, uma reflexão sobre a condição da mulher negra, junto a condição do deficiente visual.

Lançamentos de livros
Segundo Jack d'Emilia, haverá muitos lançamentos de livros no Festival Literário Alternativo da Pipa, dos mais variados gêneros; entre muitos, o produtor do evento destaca “Quase não me recupero do golpe que seus olhos me deram” de Eliano, poeta e músico de Pau dos Ferros, primeiro livro do selo flipAut!, não considerando umas pequenas publicações de poemas de estudantes de Pipa, em formato de cordel, que foram impressas em passado.

No último dia, domingo (10), haverá uma comemoração final, no palco do flipAut!, na Praça do Pescador, com a homenagem póstuma a “Antônio Pequeno – Poeta da Pipa”, figura simbólica de uma Pipa de outrora, com a presença de parentes, amigos e convidados. O show de encerramento é por conta do Grupo Coco Catimbozado.

Fora disso, ainda haverá várias oficinas, tanto com estudantes, nas escolas, quanto para público que comparecer ao local. “Muitas serão as exposições de arte, pintura e fotografia, em locais parceiros, que compõem o Circuito Cultural do flipAut! 2017”, finaliza o produtor Jack d’Emilia.

Serviço
flipAut! 2017
8º festival literário alternativo da Pipa
7 a 10 de dezembro na Praça do Pescador – Pipa/RN + Circuito cultural
E-mail para contato: flipAut@yahoo.com.br

Share
Banner

VNT Online

Post A Comment:

0 comments:

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.