Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

Temperaturas máximas podem chegar a 36ºC no verão potiguar

No VNT do G1 RN - 16 DEZ 2017
Verão potiguar terá altas temperaturas, segundo previsões da Emparn (Foto: arquivo/2014) (Foto: Rafael Barbosa/G1)
Verão potiguar terá altas temperaturas, segundo previsões da Emparn (Foto: arquivo/2014) (Foto: Rafael Barbosa/G1)
Começa exatamente às 13h28 da próxima quinta-feira (21) o verão no hemisfério sul, mas o clima já começou a esquentar. Segundo o meteorologista Gilmar Bristot, da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), a média de temperaturas máximas para o mês de dezembro deve variar entre 30°C e 32°C nas regiões Leste e Agreste do estado e de 32°C a 34 °C no Seridó, região do Vale e Mossoró. Já região do Alto Oeste, as máximas ficarão em média em 34°C, podendo chegar aos 36°C.

Para os meses de janeiro e fevereiro, com a ocorrência de chuvas, as temperaturas médias máximas deverão cair um pouco no interior, variando entre 32°C e 34°C. No Leste e Agreste potiguares, devido à influência da umidade, elas se mantém em torno dos 32°C, informou a Emater.

O meterologista explica que o verão em 2017 chega com influência do Fenômeno La Niña, caracterizado por águas mais frias do que o normal ao longo da faixa equatorial do Oceano Pacífico. Para o especialista, isso provocará um comportamento próximo do normal, no que se refere à temperatura.

Chuvas
Os meses de dezembro, janeiro e fevereiro antecedem o período chuvoso principal no semiárido potiguar. É a chamada pré-estação chuvosa. Os especialistas consideram que é difícil prever o comportamento dos sistemas meteorológicos que costumam atuar durante essa época (vórtices ciclônicos de ar superior, frentes frias e linhas de instabilidade).

Porém a Emater aponta que a previsão para a segunda quinzena de dezembro é de chuvas em todas as regiões do Rio Grande do Norte, com intensidade variando entre 10mm e 40mm. Em janeiro, a climatologia mostra um aumento de chuvas, principalmente nas regiões Oeste e Seridó, com valores que variam entre 20mm e 80mm. Para fevereiro, as chuvas apresentam acumulados maiores nas regiões Oeste, Vale do Assú e Seridó Ocidental, com valores acima de 100mm.


Para o período chuvoso de 2018, que deverá começar entre o fim de fevereiro e início de março, as primeiras análises mostram que existe uma forte tendência de chuvas próximas da normalidade, com índices variando entre 800 milímetros e 1000 milímetros, no total, dependendo da região. O Rio Grande do Norte já enfrenta mais de seis anos de estiagem.
Share
Banner

VNT Online

Post A Comment:

0 comments:

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.