Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

Após apreensões de drogas, exportações para Europa a partir do Porto de Natal são suspensas

No VNT do G1 RN - 21  FEV 2019
Navio Saint Laurent, da CMA-CGM atracado no porto de Natal. (Arquivo, 2016) — Foto: Carla Belke

A única empresa transportadora com operação Porto de Natal e rota de exportação de frutas potiguares para a Europa suspendeu as atividades no terminal após as operações que apreenderam quase 3,3 toneladas de cocaína dentro de contêineres, nos dias 12 e 13 de fevereiro. Isso é o que afirmam exportadores do estado atendidos pela CMA-CGM. De acordo com eles, a empresa informou a interrupção do serviço a partir de março, sem previsão para retorno.

"Eles avisaram à gente que estão suspendendo por tempo indeterminado, depois que foi encontrada essa droga. É ruim para todo mundo. Para os produtores, mas também para os funcionários, para o próprio porto, que arrecada menos. É uma ciranda negativa", considerou Luiz Roberto Barcelos, que é dono da Agrícola Famosa, maior exportadora de frutas do estado, e presidente do Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte (Coex).

Uma das razões da suspensão seria o prejuízo para a imagem da empresa, causado pelas apreensões em seus contêineres. De acordo com os exportadores do estado, a falta uma máquina de escâner no terminal, que dificultaria a implantação das drogas em meio às cargas, seria um dos motivos que levou a transportadora a tomar a decisão. A estrutura custaria cerca de R$ 11 milhões.

O G1 tentou entrar em contato com o escritório local da empresa francesa CMA-CGM, durante a manhã desta quinta-feira (21) e enviou um e-mail para a assessoria de comunicação da companhia, na França, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.

Atualizada nesta quarta-feira (20), a programação de navios disponibilizada pela empresa no seu site não traz previsão de novas operações em Natal nos próximos meses, ao contrário de outros portos. O último navio da companhia deixou o Porto de Natal no dia 18 de fevereiro.
Share
Banner

VNT Online

Post A Comment:

0 comments:

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.