Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

Garoto de Natal que ensinou mãe a escrever emociona ao vê-la “transformada” no Programa da Eliana

No VNT do G1 RN - 09 ABR 2019
Damião, que ensinou a mãe a ler e escrever, participou com ela do Programa da Eliana. Reprodução SBT

O pequeno Damião Andrade, de 12 anos, que mora em Natal, emocionou os telespectadores do Programa da Eliana, exibido na tarde de ontem (7) pelo SBT. Damião e Sandra Andrade, sua mãe, 44, tiveram sua história recontada, mas dessa vez com mais surpresas. Além de ganharem prêmios dos parceiros do dominical, Sandra passou por uma transformação no quadro “Beleza renovada” e ainda reencontrou no palco seu irmão Francisco Hélio, com quem perdeu o contato havia mais de duas décadas.

A história de mãe e filho é bem peculiar e já foi contada por vários veículos de comunicação, inclusive em nível nacional, e dessa vez levou a apresentadora Eliana à lágrimas. Sandra é uma senhora que ganha a vida catando recicláveis pelas ruas de Natal. Nunca teve a oportunidade de estudar, mas não negou esse direito aos filhos. Se saber escrever, ela foi hostilizada por um funcionário de uma agência bancária da capital potiguar. “Eu tinha vergonha de assinar com o dedo e falei que não sabia. O funcionário não gostou, disse que não acreditava que no século vinte e um ainda tinha gente que não sabia ler nem escrever e que eu fizesse de qualquer jeito”, contou no programa. A cena foi presenciada pelo filho Damião. “Eu fiquei triste porque ela estava passando vergonha porque não sabia. Então decidi ensinar ela a ler e escrever em casa. Minha mãe é minha rainha. Sem ela eu não sou nada. Ela me ensina a respeitar os mais velhos, a ter caráter e dignidade”, disse o menino durante o programa. Os livros que achava no lixo, Sandra passou a não encaminhá-los para a reciclagem, mas a deixar em casa, formando uma sala de aula de improviso no quintal.

Assim, Damião conseguiu fazer a mãe aprender a ler e escrever o nome. “Quando aprendi, tirei uma nova identidade e fui no mesmo banco mostrar e assinar meu nome muito feliz”, contou a mulher que o Brasil conheceu mais detalhes sobre sua vida. De quando foi abandonada aos 5 anos com dois irmãos. De quando procurou e reencontrou sua mãe aos 12 anos, mas foi abusada pelo padrasto, fato que fez sua mãe não acreditar nela e expulsá-la de casa. Da vida nas ruas catando recicláveis no lixo. Dos quatro filhos que adotou, somando sete que cuida com o mínimo de recursos possíveis. E da alegria de aprender a ler, graças ao filho pequeno.

Damião ganhou um dia de lazer num parque aquático, desejo antigo que tinha. Sandra recebeu tratamento de pele, dentes, cabelos e teve seu visual renovado e ganhou produtos de beleza. O Programa da Eliana ainda levou ao palco seu irmão, Francisco Hélio, e promoveu um emocionante encontro entre os dois irmãos 22 anos depois. Mãe e filho também receberam um prêmio em dinheiro.

“A história do Damião foi comovente. Sempre será comovente ver uma criança ensinando uma mãe a ler e a escrever. A educação salva, a educação transforma e é nisso que eu acredito”, disse a apresentadora. Em lágrimas, Eliana se mostrou comovida com a história da família potiguar que deu exemplo de amor, solidariedade e força para vencer as adversidades. “Sua mãe é um presente pra gente. Vocês são abençoados pelos seres humanos que são”, falou para Damião e Sandra.

Damião, que ensinou a mãe a ler e escrever, participou com ela do Programa da Eliana. Reprodução SBT
Damião, que ensinou a mãe a ler e escrever, participou com ela do Programa da Eliana. Reprodução SBT
Share
Banner

VNT Online

Post A Comment:

0 comments:

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.