Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

Duas pessoas são detidas por desmatarem área de proteção ambiental na praia de Pipa, RN

No VNT do G1 RN - 04 JUN 2019
Cipam flarou homem colocando fogo em zona de proteção ambiental em Pipa — Foto: Divulgação

Um homem e uma mulher foram detidos por desmatarem uma zona de proteção ambiental na Praia de Pipa, no litoral Sul potiguar. O fato aconteceu no domingo (2), quando a Companhia Independente de Proteção Ambiental da Polícia Militar (Cipam) flagrou os dois durante a ação do crime.

A mulher foi encontrada com uma motosserra, facões e machados, além de uma grande quantidade de madeira de vegetação nativa dentro do carro. O homem estava com fósforos, toalhas e querosene. Ele foi encontrado colocando fogo no local.

Os objetivos com o desmatamento na região eram diferentes, segundo a Cipam. A madeira recolhida pela mulher, segundo ela admitiu, seria usada para um forno a lenha, enquanto o homem buscava limpar uma área na mata.

"Acredito que tinham objetivos diferentes, até pelo modus operandi. A que fez o recolhimento do material, das árvores cortadas, ela mesmo relatou que o material ia ser utilizado para queima, combustão em algum empreendimento. E o outro foi para a limpeza da área com intenção de cercar posteriormente", explicou o major Alexandro de Oliveira Soares, comandante da Cipam.

Os dois detidos foram liberados após assinarem o termo circunstanciado de ocorrência, mas podem responder por crimes ambientais. Para quem corta árvores em áreas protegidas sem autorização, a pena vai de três meses a um ano de detenção, além de multa. Para quem provoca incêndios, a reclusão pode chegar até quatro anos, além da multa.

Desde outubro de 2018, a Cipam tem registrado tentativas de desmatamentos em Pipa e notificado o Ministério Público, segundo o comandante Alexandro de Oliveira Soares. Até por isso, a PM tem intensificado a fiscalização no local. "Nós mapeamos os locais através dos sistemas de GPS. Possuímos um drone, que consegue em longo alcance uma área bem maior para identificar todos esses crimes. E por terra vão as viaturas com os policiais para fazer todos os procedimentos assim que o local é encontrado", destaca.
Utilização de drone tem ajudado a encontrar os focos de desmatamento — Foto: Divulgação
Utilização de drone tem ajudado a encontrar os focos de desmatamento — Foto: Divulgação
Share
Banner

VNT Online

Post A Comment:

0 comments:

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.