Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

Idema e Prefeitura de Canguaretama, RN discutem processo erosivo da Barra do Cunhaú

No VNT da ASCOM/IDEMA - 20 JUL 2019
Idema e Prefeitura de Canguaretama, RN discutem processo erosivo da Barra do Cunhaú

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente - Idema, através da Subcoordenadoria de Gerenciamento Costeiro (Sugerco) e Assessoria Técnica, se reuniu nesta quinta-feira (18), na sede do órgão ambiental, com representantes da Prefeitura de Canguaretama, para tratar do processo erosivo da Barra do Cunhaú.

A iniciativa criará estratégias e estudos para ações na região costeira do município com o objetivo de diminuir os efeitos do fenômeno natural de avanço marítimo. De acordo com assessora técnica do órgão, Ana Marcelino, “o Idema irá atuar na formatação do Plano de Gestão Integrada da Orla Marítima, que visa a participação direta da população no processo de discussão do projeto a ser executado na orla e tomar conhecimento das medidas que serão adotadas pela Prefeitura. O processo se dará com a realização de audiências públicas e encontros diretos com os moradores”, explica.

A gestão municipal iniciou, recentemente, obras de contenção na localidade. Segundo o secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Canguaretama, João Genuino de Oliveira, as ações emergenciais contam com a parceria de órgãos federais e estaduais na orientação técnica das obras. “Temos um bom quadro técnico na gestão, entretanto, todo o nosso trabalho no litoral está seguindo, de acordo, com as recomendações de técnicos da UFRN, como também da Defesa Civil Estadual, que têm orientado as ações. E agora, também contamos com o Idema. Esse apoio é fundamental, pois são especialistas nesta área. Inicialmente, estamos realizando obras emergenciais para evitar qualquer risco à vida humana”, destaca. 

Além disso, a gestão municipal de Canguaretama está buscando viabilizar recursos federais junto ao Ministério da Integração Nacional para realizar obras definitivas que garantam a segurança da localidade.

A Defesa Civil Estadual, professores especialistas da UFRN e agentes da Prefeitura de Canguaretama estiveram no local no início do mês de julho para acompanhar dos serviços emergenciais que estão sendo realizados, pela gestão municipal. Durante a visita às obras, os professores doutores do Departamento de Engenharia da UFRN,  Ada Scudelari e Venerando Eustáquio, avaliaram o trabalho realizado até o momento pela equipe da Prefeitura de Canguaretama. 

Na oportunidade, foram feitas novas orientações para a segunda etapa dos procedimentos, com o objetivo de aperfeiçoar o projeto e proteger o cartão postal mais famoso de Canguaretama. E paralelamente, os representantes da UFRN, estão desenvolvendo estudos sobre a dinâmica Costeira na foz do Rio Cunhaú, a fim de nortear as medidas emergenciais, enquanto se identifica qual a melhor solução para a resolução definitiva para a contenção do processo erosivo.

Participaram também da reunião pela Prefeitura Municipal, a secretária de Pesca Emilly Kataline, o coordenador da Defesa Civil, Fernando Amorim, o engenheiro civil, Luiz Henrique Ferreira, o arquiteto, Sérgio Ricardo e pelo Idema, a Subcoordenadora de Gerenciamento Costeiro, Rosa Pinheiro e os bolsistas, Sérgio Dantas, Leão Xavier.
ASCOM/IDEMA
Share
Banner

VNT Online

Post A Comment:

0 comments:

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.