Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

Abertura da fase final dos Jerninhos acontece nesta quinta-feira (15)

No VNT da ASSECOM SEEC/RN -130 AGO 2019
ASSECOM SEEC/RN

A Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), por meio da Subsecretaria de Esporte e Lazer, realiza na próxima quinta-feira (15), a abertura da fase final da 25ª edição dos Jerninhos, competição desportiva escolar que reúne estudantes das redes pública e privada de ensino do Rio Grande do Norte. A solenidade será realizada no Cirque Amar, instalado no bairro de Capim Macio, a partir das 14h.

Tradição no calendário escolar, os Jerninhos têm por objetivo estimular a prática do esporte entre os alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Além disso, os jogos também têm como foco o desenvolvimento sócio educacional e cooperativo dos participantes. Este ano a competição iniciou-se em no mês de maio, movimentando 2.250 alunos de 120 escolas do estado potiguar, sobretudo das unidades de Natal e região metropolitana.

Durante a abertura da última fase, cada escola participante será representada por pelo menos 10 alunos e dois professores responsáveis. No primeiro momento será realizada a solenidade formal do evento, com desfile dos atletas, hasteamento da bandeira, juramento e corrida do fogo simbólico. Em seguida, o evento será encerrado com atrações artísticas do Cirque Amar.  “Trata-se de um patrimônio do esporte e da educação do RN. O Jerninhos é uma competição marcada pela alegria dos jovens competidores, que, desde cedo, aprendem o valor do esporte em suas vidas”, pontou Canindé de França, subsecretário de Esporte e Lazer da SEEC.

No total, os Jerninhos contam com 16 modalidades esportivas, que são: atletismo, badminton, basquete, capoeira, futebol society, futsal, ginástica artística, handebol, jiu-jitsu, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei e xadrez.

Formação cidadã

Paralelo às modalidades, a competição engloba duas categorias. A primeira é voltada às crianças de 1 a 7 anos de idade, e conta com jogos lúdicos sem caráter competitivo, além de todos os participantes recebem premiação. Já a segunda categoria contempla estudantes de 9 a 10 anos, e dispõem de premiação de troféus para os campeões e medalhas para os três melhores colocados em cada categoria

Um dos coordenadores do Jerninhos, o professor Jorian Fontes explica que o motivo de todos receberem premiação na primeira categoria se dá devido ao caráter cidadão da competição. De acordo com o professor, a ideia é que o aluno desenvolva em si a cultura do companheirismo e respeito.

“Os Jerninhos são o início de uma possível vida de atleta da criança, mas, antes disso, essa competição assume um forte compromisso com a questão cidadã. Por meio dos jogos, o aluno trabalha questões relativa à responsabilidade, disciplina, companheirismo, respeito e diversidade. Então, levando isso em consideração, o lado cidadão é tão importante quanto o lado atleta”, aponta o coordenador.

Na edição de 2018 dos Jerninhos, os jogos movimentaram 121 escolas do RN e mais de 1.900 alunos
Share
Banner

VNT Online

Post A Comment:

0 comments:

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.