Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

Natal tem manifestação contra corte de recursos da educação

No VNT do G1 RN - 02 OUT 2019
Manifestação em defesa da educação, em Natal — Foto: Heloísa Guimarães/Inter TV Cabugi

Mais um ato em defesa da educação foi realizado na tarde desta quarta-feira (2) em Natal. Estudantes, professores, centrais sindicais e sociedade civil organizada se concentraram no cruzamento das avenidas Bernardo Vieira e Senador Salgado Filho, por volta das 15h, para protestarem contra os cortes promovidos pelo Governo Federal nos recursos da educação, em defesa das pesquisas científicas, e contra o programa Future-se. O ato faz parte de uma mobilização nacional.

No Brasil, as manifestações acontecem nesta quarta-feira (2) e na quinta-feira (3). Em Natal, o movimento foi antecipado em função do feriado estadual dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, que será na quinta.

O ato começou em frente ao campus central do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), no bairro Tirol. Estudantes, professores e servidores federais levantaram cartazes com críticas ao presidente da República Jair Bolsonaro e aos cortes nos recursos das universidades e bolsas de pesquisa científica. Uma das frases mais gritadas na manifestação foi: "Hoje a aula é na rua".

Às 16h12, a avenida Senador Salgado Filho, no sentido Centro para a Zona Sul, foi interditada - cerca de 10 agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) trabalharam na operação. A Polícia Militar também acompanhou a manifestação.

Por volta das 17h, os manifestantes começaram uma caminhada pela Avenida Senador Salgado Filho em direção à Zona Sul da cidade. Por volta das 18h05 o protesto foi encerrado próximo ao prédio da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern).

A UFRN e o IFRN não cancelaram as aulas oficialmente. A UFRN informou que parte dos serviços na Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM) funcionariam em horário reduzido, das 7h30 às 17h, em função da adesão de servidores à manifestação.

Manifestação em defesa da educação, em Natal — Foto: Heloísa Guimarães/Inter TV Cabugi
Manifestação em defesa da educação, em Natal — Foto: Heloísa Guimarães/Inter TV Cabugi
Share
Banner

VNT Online

Post A Comment:

0 comments:

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.