Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

RN registra primeiro caso de ave atingida por manchas de óleo no litoral do estado

No VNT do G1 RN - 25 OUT 2019
Ave foi encontrada com 25% do corpo coberto de óleo no RN — Foto: PCCB/UERN/Divulgação

O Rio Grande do Norte registrou o primeiro caso, no seu litoral, de uma ave atingida por manchas de petróleo cru, de origem ainda desconhecida, que chega à costa do Nordeste desde o final de agosto. O animal da espécie bobo-pequeno - uma ave marinha - teve cerca de 25% do corpo coberto pela substância, segundo o Projeto Cetáceos Costa Branca, que é o responsável por receber a fauna afetada pelo óleo no estado.

De acordo com o professor Flávio Lima, coordenador do projeto, o animal foi encontrado por um pescador no Rio das Ostras, no município de Porto do Mangue. O homem resgatou o animal e levou até a cidade, onde entrou em contato com a equipe de especialistas. "A ave está com óleo principalmente nas asas, com dificuldade de voar, por isso ele conseguiu capturá-la facilmente", disse.

O que se sabe até agora sobre as manchas de óleo no Nordeste
Ainda segundo o professor, o bobo-pequeno (que tem o nome científico Puffinus puffinus) é uma ave marinha que se alimenta de pequenos peixes e crustáceos. A suspeita é de que o animal tenha sido atingido pelo óleo no mar, enquanto pescava.

A ave foi levada para o Centro de Descontaminação de Fauna Oleada, na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte em Mossoró, na região Oeste potiguar, onde inicialmente foi atendida por médicos-veterinários, para estabilização e passa por limpeza nesta sexta-feira (25).

Outros animais
Em todo o litoral nordestino, há registros de pelo menos 41 animais encontrados oleados, mortos ou vivos, de acordo com dados do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Os casos são registrados desde o início de setembro.

As tartarugas marinhas foram os animais mais afetados até agora. Ao todo, 31. Mas o Ibama também conta com oito registros de aves oleadas - sendo cinco mortas e três vivas - em Pernambuco, Alagoas e Bahia - e um peixe.

A ave encontrada no Rio Grande do Norte ainda não integrava a lista do instituto na manhã desta sexta-feira (25). Entre 11 de setembro e 1º de outubro o estado teve registro de oito tartarugas oleadas, sendo quatro vivas e quatro mortas. Um vídeo mostra o trabalho de descontaminação de um desses animais.

As manchas de petróleo em praias do Nordeste já atingiram 225 localidades em 80 municípios de 9 estados desde o final de agosto. Os estados em que elas apareceram são Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

A substância é a mesma em todos os locais: petróleo cru. O fenômeno tem afetado a vida de animais marinhos e causado impactos nas cidades litorâneas, afetando reservas, turismo e comunidades pesqueiras. A origem da substância poluente está sob investigação.
Share
Banner

VNT Online

Post A Comment:

0 comments:

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.