Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

Voluntários são capacitados para limpeza das praias afetadas por óleo em 12 municípios do Litoral Oriental do RN

No VNT da ASSECOM/IDEMA - 25 OUT 2019
Capacitações foram iniciadas por Touros, Ceará-Mirim e Extremoz

O Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento e Meio Ambiente - Idema, Defesa Civil e Secretaria de Saúde da Pública, realiza nesta quinta (24) e sexta-feira (25), ações de capacitação em 12 municípios do Litoral Oriental do RN. As formações são destinadas aos voluntários cadastrados pela Defesa Civil, para atuarem na operação #SeChegarAGenteLimpa, e tem por objetivo habilitar as equipes formadas a adotarem os procedimentos apropriados para limpeza das praias afetadas por óleo, em caso de emergência.

Durante a atividade, as equipes formadoras abordam diversas temáticas, principalmente a atual situação das manchas de óleo no RN, recomendações a respeito do uso de materiais e equipamentos de proteção individual (EPI’s) adequados e sua importância, os cuidados com a saúde ao estabelecer contato/se expor ao resíduo oleoso e procedimentos operacionais para as ações, quando necessário.

As capacitações estão sendo realizadas na manhã desta quinta-feira nos municípios de Touros, Ceará-Mirim e Extremoz. Segundo o voluntário e professor da rede municipal de Ceará-Mirim, João Paulo de Castro, o treinamento é uma iniciativa positiva. ”Este trabalho que está sendo desenvolvido pelo Governo do Estado, em parceria com as Defesa Civis Municipais, é de extrema relevância para nos deixar preparados e também capacitados para disseminar o conhecimento adquirido, para outras pessoas. Assim, faremos um voluntariado com mais segurança para nós mesmos e para o meio ambiente”, destacou.

Outro voluntário também capacitado foi o secretário-adjunto de Meio Ambiente e Urbanismo de Extremoz, Raul Leite. “As informações apresentadas nos ajudarão e muito na gestão deste grave problema, na atuação correta da limpeza do litoral, principalmente no que diz respeito ao uso de equipamentos de proteção individual. Além disso, estamos recebendo orientações responsáveis sobre as ações de prevenção à saúde humana. O treinamento atendeu as nossas expectativas e o foi eficiente para a força tarefa local”, afirmou.

As formações seguem à tarde, nas cidades de Maxaranguape, Rio do Fogo e Natal. Já na manhã de sexta-feira (25) será a vez dos municípios: Tibau do Sul, Nísia Floresta e Baía Formosa, finalizando a tarde com Parnamirim, Canguaretama e Senador Georgino Avelino.
Share
Banner

VNT Online

Post A Comment:

0 comments:

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.