Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

MPF diz que terá ajuda jurídica internacional em investigação sobre vazamento de óleo na costa do Brasil

No VNT do G1 RN - 06 NOV 2019
Bouboulina, navio petroleiro operado por empresa grega é suspeito de derramar o óleo que atinge o Nordeste, segundo a PF. — Foto: Divulgação

O Ministério Público Federal terá ajuda jurídica internacional nas investigações sobre o vazamento de óleo na costa do Brasil. O MPF, no entanto, não sabe ainda a quais países será solicitada a cooperação.

As investigações da Polícia Federal apontam o navio grego Bouboulina como principal suspeito de ter derramado o óleo que desde o fim de agosto vem atingindo o litoral do Nordeste.

"O Ministério Público está estudando, observando uma possível rota desse navio para solicitar e vai solicitar, sim, a cooperação jurídica internacional de outros países", disse o procurador federal no RN, Victor Mariz.

A petroleira grega Delta Tankers, responsável pelo Bouboulina, diz que 'não há provas' de que o navio vazou petróleo na costa do Brasil.


O que se sabe até agora sobre as manchas de óleo que atingem o Nordeste
Veja os locais atingidos pelo óleo
Ainda de acordo com o MPF, o Brasil deve pedir diligências no navio e a oitiva da tripulação assim que a embarcação atracar. As diligências devem ser acompanhadas por autoridades brasileiras.

"A convenção de Montego Bay permite que autoridades do país solicitante acompanhem a diligência. Qual é a dificuldade? Não sabemos onde esse navio vai atracar, onde ele vai parar. Uma vez identificado o local, a diligência tem que ser realizada da maneira mais rápida possível e é possível que autoridades brasileiras acompanhem essas diligências", explicou Victor Mariz.

O Bouboulina continua sendo monitorado pela Marinha, mas ainda não há informações de quando e onde ele irá atracar.

Investigações na Grécia
O procurador explicou ainda que está prevista na Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, de Montego Bay, que cabe também ao estado da bandeira do navio - no caso a Grécia - "instaurar um inquérito para investigar toda essa situação e trocar informações com o estado solicitante, com o estado que sofreu o prejuízo".

O MPF, no entanto, não tem conhecimento se alguma investigação está sendo realizada por autoridades gregas.
Share
Banner

VNT Online

Post A Comment:

0 comments:

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.