Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

RN começa etapa de vacinação contra sarampo para adultos de 20 a 29 anos

No VNT do G1 RN - 18 NOV 2019
Campanha de vacinação contra sarampo começa nesta segunda-feira (18). — Foto: Reprodução

O Rio Grande do Norte começa nesta segunda-feira (18) uma nova etapa da campanha de vacinação contra o sarampo, desta vez para o público adulto na faixa etária de 20 a 29 anos de idade, que ainda não atualizou a caderneta de vacinação. O “Dia D” dessa etapa está marcado para 30 de novembro.

O estado recebeu 99 mil doses do Ministério da Saúde e distribuiu um total de 140 mil entre as unidades básicas de saúde do estado. A população pode procurar o posto de saúde mais próximo para se imunizar.

A primeira fase começou em 25 de outubro, voltada as crianças com idade entre seis meses e quatro anos, 11 meses e 29 dias. Agora a nova fase é para os adultos.

De acordo com Alessandra Lucchesi, subcoordenadora de vigilância epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), os adultos jovens são os que acabam circulando com maior frequência, portanto apresentam mais mais riscos.

Além disso, nacionalmente, esse grupo é o que tem maior incidência notificação de caso de sarampo. Aqui no estado, de acordo com Alessandra, o maior número de notificações é para crianças com menos de cinco anos, mas nos casos confirmados o estado segue a tendência nacional e os jovens adultos são os mais afetados.

"Nós enfrentamos dificuldade na base de dados para estimar quantos precisam tomar a vacina. Nós temos uma população estimada em 600 mil pessoas, mas não sabemos quantas precisam de atualização. Com base na estimativa do Ministério da Saúde, foram enviadas 99 mil doses e, visando nosso estoque atual, distribuímos 140 mil doses", afirmou.

Apesar de a campanha visar os jovens adultos, a subcoordenadora lembrou que a vacina faz parte do calendário nacional de vacinação e está disponível nos postos para todas as pessoas que precisem.

Na semana passada, a Secretaria Estadual de Saúde Pública confirmou mais dois casos de sarampo no Rio Grande do Norte, passando para seis o total já registrado no Estado. De acordo com o novo Boletim Epidemiológico sobre a doença, o número de casos notificados é 85, dos quais 52 foram descartados e 27 permanecem em investigação.

A doença
Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. Qualquer indivíduo que apresentar febre e manchas no corpo (exantemas) acompanhado de tosse, coriza ou conjuntivite deve procurar os serviços de saúde para a investigação, principalmente aqueles que estiveram nos 30 dias anteriores em viagem a locais com circulação do vírus. Casos suspeitos devem ser informados imediatamente às Secretarias Municipais de Saúde.

A mais efetiva forma de prevenção é a vacinação. Para ser considerada vacinada, a pessoa precisa ter o registro em caderneta de vacinação conforme esquema vacinal.

Share
Banner

VNT Online

Post A Comment:

0 comments:

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.