Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

RN recebe do governo federal 80 respiradores para atender pacientes de coronavírus

Do G1RN - 25 MAI 2020
Respiradores recebidos pelo RN para atender pacientes de coronavírus — Foto: Prefeitura de Natal/Divulgação

O Rio Grande do Norte recebeu 80 respiradores enviados pelo governo federal para atendimento a pacientes do novo coronavírus, neste domingo (24). Do total de equipamentos, 40 foram enviados ao governo do estado e 40 à Prefeitura de Natal. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), outros 40 devem chegar ao longo da semana.

Os equipamentos deverão ser usados para abertura de leitos de estabilização e UTIs para pacientes de Covid-19. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, o estado registra 467 pessoas internadas nesta segunda-feira (25), entre pacientes mais graves e leves.

No início da tarde, a taxa de ocupação das UTIs era de 98,9% na região metropolitana de Natal e 93,5% na região Oeste potiguar. Havia ainda 30 pessoas na fila de espera com prioridades 1 e 2 (precisando de UTI).

MAPA DO CORONAVÍRUS: as cidades com infectados e o avanço dos casos
Memorial das vítimas: conheça a história de potiguares que morreram com a doença
De acordo com a Sesap, dos 40 leitos recebidos, 20 são de maior complexidade e 20 menos complexos. Os mais complexos, usados em UTIs, serão distribuídos da seguinte forma, segundo o secretário adjunto Petrônio Spinelli:

4 para o Hospital João Machado (Natal)
6 para a Liga Contra o Câncer (Natal)
5 respiradores para Mossoró
5 para a Região Seridó (Caicó)
De acordo com a Prefeitura de Natal, dos 40 leitos recebidos, 20 serão para os leitos de UTI do Hospital de Campanha de Natal, instalado na Via Costeira. "Os outros 20 aparelhos são respiradores de transporte para ventilar o paciente e evitar que ele seja entubado", informou o município.

De acordo com Petrônio Spinelli, a chegada dos leitos diminuem um gargalo e a pressão por leitos, mas o estado continua com outro problema que é a falta de quantidade suficiente de profissionais capacitados para operar os equipamentos. De acordo com ele, um novo edital será lançado nos próximos dias com vaga para profissionais de saúde temporários, principalmente para o interior do estado.

De acordo com o governo do estado, 285 leitos foram criados desde o início da pandemia no estado. Ao todo, há 181 leitos críticos (UTI e UCI) exclusivos para pacientes de Covid-19 pelo Sistema Único de Saúde no estado. No início da tarde, 25 estavam "bloqueados" por estar em manutenção, por exemplo. Os respiradores deverão permitir a abertura de mais leitos de alta complexidade.

Pelas redes sociais, a governadora Fátima Bezerra (PT) agradeceu ao Ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Luiz Ramos, pela articulação e envio dos equipamentos ao estado. Também pelas redes sociais, o ministro informou que outros 40 serão enviados "em breve".
Share
Banner

VNT Online

Post A Comment:

0 comments:

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.