Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

Primeiro dia de reabertura do comércio tem ruas movimentadas em Natal

No VNT do G1RN - 30 JUN 2020
Comércio do Alecrim nesta terça-feira (30) — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi

Natal amanheceu com as ruas movimentadas nesta terça-feira (30). O dia marca a retomada das atividades econômicas na capital potiguar após a adoção de medidas de isolamento social para conter a pandemia do novo coronavírus. A Prefeitura do Natal antecipou a reabertura em um dia, em relação ao governo estadual.

A reabertura de serviços e do comércio não essencial foi dividida em duas etapas e deve seguir uma série de medidas sanitárias como a obrigatoriedade do uso de máscara, fornecimento de álcool em gel para clientes e controle da entrada de pessoas nos estabelecimentos para garantir o distanciamento social necessário para conter o avanço da Covid-19.

Nesta terça-feira (30) foi autorizado o funcionamento de estabelecimentos com até 300 m² e com "porta para a rua", agências, bancas, lojas de roupas e salões de beleza. A cidade também registrou pequenos pontos de congestionamento no trânsito, além de ônibus cheios.

No bairro do Alecrim, maior centro comercial de Natal, pessoas se aglomeraram em filas nas calçadas e nas entradas das lojas. Donos de pequenos comércios - que não se encaixam na primeira etapa de reabertura - também se concentraram nas portas dos estabelecimentos que não puderam funcionar.

Uma equipe da Polícia Militar esteve no Alecrim para fiscalizar o movimento do comércio e a utilização obrigatória de máscaras de proteção. O camelódromo, símbolo do comércio de rua natalense, também não pôde reabrir por se encaixar na categoria "galeria", prevista para voltar às atividades na segunda fase da retomada econômica, no dia 7 de julho.

Retomada das atividades econômicas no RN
O início da retomada das atividades econômicas no Rio Grande do Norte foi condicionado ao cumprimento de protocolos específicos de segurança sanitária. Dentre eles, a ocupação dos leitos de UTI, que deve estar abaixo de 70%.

A primeira data prevista para reabertura de alguns comércios foi 17 de junho, mas a data foi adiada para 24 de junho porque o Estado estava com 99% dos leitos ocupados. Em 24 de junho, novamente a ocupação de leitos estava acima de 70% e a reabertura do comércio foi novamente adiada para 1º de julho.
Bombeiros e policiais militares estiveram no local para garantir cumprimento de decreto — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi
Bombeiros e policiais militares estiveram no local para garantir cumprimento de decreto — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi

Pessoas na frente de um estabelecimento comercial no Alecrim — Foto: Inter TV Cabugi/Reprodução
Pessoas na frente de um estabelecimento comercial no Alecrim — Foto: Inter TV Cabugi/Reprodução
Share
Banner

VNT Online

Post A Comment:

0 comments:

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.