Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

Monsenhor Armando de Paiva morre aos 91 anos em Natal

Do VNT - 18 DEZ 2020 
Foram seis décadas dedicadas à Região Agreste do Rio Grande do Norte e muitas histórias de luta, alegria e superação. - Foto: Reprodução/Instagram


Morreu nesta sexta-feira (18), Monsenhor Armando de Paiva, na Casa de Saúde São Lucas, em Natal, onde estava hospitalizado desde a última quarta-feira (16). A morte foi em decorrência de um infarto agudo do miocárdio. 

Foram seis décadas dedicadas à  Região Agreste do Rio Grande do Norte e muitas histórias de luta, alegria e superação. O monsenhor Armando, era Pároco Emérito da Paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres, em Goianinha, o mesmo. foi ordenado com 26 anos e passou 2 anos e meio entre Nísia Floresta e Arez. Em setembro de 1958, foi para Goianinha onde residia.

Em 2017, o  pároco emérito foi homenageado em Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), pelos seus 59 anos de paroquiato em Goianinha. A sessão foi de propositura do então Deputado Estadual Dison Lisboa.

Histórico

O monsenhor Armando  nasceu em Natal, aos 06 de dezembro de 1929. Ingressou no Seminário de São Pedro, em fevereiro de 1943, e depois cursou Filosofia e Teologia no Seminário Maior de Fortaleza (CE). Foi ordenado presbítero no dia 08 de dezembro de 1955, por Dom Eugênio de Araújo Sales.

O sacerdócio do Mons. Armando foi repleto de profícuas obras religiosas e sociais, que deixaram um rastro ainda hoje visível por onde ele passou. Após substituir o pároco de Santa Teresinha, no Tirol, em Natal,  assumiu as paróquias de Nossa Senhora do Ó, de Nísia Floresta, e de São João Batista, em Arez. Preocupado com o bem-estar dos fiéis, dinamizou o trabalho social através dos centros sociais Isabel Gondin e Frederico Ozanan, já existentes, suprindo a ausência do Poder Público no campo da ação social.

Em 5 de setembro de 1958, foi nomeado pároco da Paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres, em Goianinha, missão que exerceu até 2013, onde também deixou as marcas de sua ação no campo religioso e social. Mesmo após se tornar pároco emérito, continuou residindo em Goianinha. (Histórico Arquidiocese de Natal)

Share
Banner

VNT Online

Post A Comment:

0 comments:

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.