Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

Vacinação no Brasil começa na quarta-feira (20), diz Pazuello a prefeitos

Do R7 - 14 JAN 2021
Segundo Pazuello, vacinação terá início simultaneamente em todo o país - FABIO RODRIGUES POZZEBOM/AGÊNCIA BRASIL 


O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou nesta quinta-feira (14) que a vacinação contra covid-19 começará em todo o país na quarta-feira (20), às 10h, se a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovar os imunizantes na reunião marcada para domingo (16).

O presidente da FNP (Frente Nacional de Prefeitos), Jonas Donizette, disse à Record News após a reunião que poderia haver atraso de no máximo um dia — iniciando na quinta-feira (21) — por razões logísticas.

"A logística estará pronta, e a vacina estará nos municípios quarta, dia 20, ou quinta, dia 21. Todas as cidades se disseram preparadas já para começar a aplicar a vacina [quando chegar]."

Ao todo, 130 prefeitos participaram do encontro por videoconferência. Donizetti, que foi o único a participar presencialmente, ressaltou que as prefeituras têm seringas e agulhas e que o ministério se comprometeu a repor o estoque em caso de necessidade futura.

Na quarta-feira (13), Pazuello já havia dito que a vacinação começaria ainda em janeiro, acrescentando que a imunização teria início simultâneo em todo o país. 

A informação foi repetida aos prefeitos hoje, segundo Donizetti.

"A palavra enfática do ministro é que ele quer tratar o Brasil com igualdade, todo o território nacional."

Segundo ele, o ministério tem condições de distribuir vacinas a todas as unidades da federação dentro de três ou quatro dias após a liberação da Anvisa.

O Ministério da Saúde aposta na aprovação para uso emergencial de um lote de 2 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca, que chegará da Índia no fim de semana, além de 6 milhões de doses da CoronaVac, já em posse do Instituto Butantan.

O voo da companhia aérea Azul que decolaria hoje do Brasil para a Índia teve uma alteração e partirá amanhã. Por causa disso, ainda há dúvidas em relação ao cronograma. 

A reunião da Diretoria Colegiada da Anvisa poderá decidir sobre os dois pedidos no mesmo dia. 

Ainda de acordo com o presidente da FNP, o governo vai apresentar informações consolidadas em uma cerimônia, possivelmente no Palácio do Planalto, na segunda-feira.

Na reunião, Pazuello disse aos prefeitos que o país terá 80 milhões de doses de vacinas disponíveis até abril.

Share
Banner

VNT Online

Post A Comment:

0 comments:

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.