Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

Covid-19: Governo distribui lote com 35 mil doses da vacina de Oxford e orienta imunização de novos grupos no RN

Do G1RN - 25 JAN 2021
Cerca de 35 mil doses da vacina de Oxford contra Covid-19 deixam a Unicat, em Natal, para serem distribuídas aos municípios do Rio Grande do Norte. — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi

O governo do Rio Grande do Norte começou a distribuir na manhã desta quinta-feira (25) o novo lote com 35.500 doses da vacinas da Oxford contra Covid-19 que chegou ao estado na tarde de quarta (24). Ao todo, 24.220 doses serão distribuídas para o interior do estado e 10.910 ficarão com os municípios da região metropolitana de Natal. O estado ainda mantém uma "reserva técnica".

Nesta quarta (24), a Secretaria de Saúde do RN esperava 54.900 doses, porque o Ministério da Saúde também havia anunciado mais de 19 mil doses da CoronaVac, que eram esperada junto com a das vacinas de Oxford. Porém, as remessas foram separadas. A expectativa do governo é que o lote da CoronaVac chegue à tarde.

Por volta das 7h, o Corpo de Bombeiros começou a distribuição das vacinas ao interior. Um carro da corporação deixou a capital para seguir a Caicó, onde parte da remessa será separada em outras viaturas que vão para Mossoró e Pau dos Ferros, no Oeste. A distribuição para os municípios da Grande Natal está marcada para 9h.

24.220 são distribuídas aos municípios do interior do RN

10.910 aos municípios da Grande Natal.

- Natal - 7.810

- Extremoz - 200

- Macaíba - 990

- Parnamirim - 1.340

- São Gonçalo do Amarante - 570

Veja quantidade de doses por município do RN

De acordo com uma nota técnica da Secretaria de Saúde, deverá ser concluída a vacinação dos idosos com 75 anos ou mais acamados e os idosos com 90 anos ou mais. Em seguida, os municípios devem priorizar os idosos com 85 a 89 anos, seguindo com os idosos de 80 a 84 anos e, caso o município disponha de doses remanescentes, pessoas com 75 a 79 anos.

"Para este grupo prioritário a Sesap espera concluir esta etapa da vacinação até o dia 16 de março. De acordo com o número de idosos em cada município, pode haver necessidade de mais dias ou menos dias para proceder a cada etapa. Assim, os municípios têm autonomia para elaborar cronograma próprio, desde que respeite a ordem decrescente de idade para a vacinação, isto é, do mais idoso para o menos idoso", informou a pasta.

Para os indígenas a vacinação deve ser iniciada com aquelas de 75 anos ou mais, seguidos pelos de 60 a 74 anos, indígenas com comorbidades e os indígenas não contemplados nos grupos anteriores. A expectativa é concluir a vacinação para este grupo até o dia 12 de março.

"A retomada da vacinação dos demais trabalhadores de saúde que não estão na “linha de frente” e que ainda não foram vacinados até o presente momento, ocorrerá após a finalização da vacinação do grupo de pessoas de 75 anos ou mais, e diante da disponibilidade de doses enviadas pelo Ministério da Saúde".


Share
Banner

VNT Online

Post A Comment:

0 comments:

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.