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Itep emite carteiras de identidade sem agendamento nas sextas-feiras de fevereiro em Natal

Do G1RN - 04 FEV 2021
Carteira de identidade RG Natal Rio Grande do Norte — Foto: Divulgação/Itep


O Instituto Técnico Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep/RN) vai atender 100 pessoas sem agendamento para a emissão da carteira de identidade durante as sextas-feiras de fevereiro em Natal. A ação já começa na próxima sexta (5).

A ‘Sexta100’ visa atender aquelas pessoas que estão tendo dificuldade em conseguir realizar o agendamento online através do site central.rn.gov.br. Isso se deve à grande busca diária.

A ‘Sexta100’ acontecerá, inicialmente, nas unidades da Central do Cidadão do Shopping Estação (zona Norte) e Shopping Via Direta, com os atendimentos ocorrendo no mesmo dia.

As senhas para os atendimentos começarão a ser entregues às 11h e serão atendidas 10 pessoas a cada meia hora, das 12h às 17h, segundo o Itep. Apenas a própria pessoa que será atendida pode retirar a senha.

"Para evitar aglomeração, quando distribuirmos as 100 senhas, vamos pedir para as outras pessoas agendarem durante a semana ou voltarem na próxima sexta”, explicou Marcela Aurila, diretora do Instituto de Identificação do Itep.

Com essa iniciativa, não haverá atendimentos agendados para as sextas-feiras de fevereiro.

Segundo o Itep, mesmo diante da pandemia da Covid-19, em 2020 o órgão produziu mais de 15 mil RGs por mês, uma média diária de cerca de 750 por dia.

O que fazer para emitir uma carteira de identidade

Qualquer cidadão brasileiro, nato, pode solicitar uma carteira de identidade (1ª, 2ª ou 3ª via). Basta agendar o atendimento, que é feito pela internet diariamente a partir das 12h no site central.rn.gov.br (menos para as sextas-feiras do mês de fevereiro).

Após o agendamento, o sistema irá direcionar o solicitante a um dos postos de atendimento do Itep, que funcionam nas Centrais do Cidadão. São 21 em todo o Rio Grande do Norte.

O Itep concede isenções na emissão de carteira de identidade no caso da primeira via e na emissão da segunda via para pessoas que tiveram documentos perdidos ou danificados por ocasiões de enchentes no território do Rio Grande do Norte. O mesmo ocorre para as vítimas de roubo ou furto, caso no qual o interessado deverá requerer a segunda via dentro do prazo de 30 dias a partir do evento, apresentando boletim de ocorrência, identificando o documento furtado ou roubado.

Para aquelas pessoas inscritas no CadÚnico para Programas Sociais do Governo Federal, que também têm direito ao documento de forma gratuita, o interessado precisará apresentar cópia do registro do programa e ter renda per capita de até R$ 178. O serviço é feito em qualquer posto de atendimento do Itep.

Em casos normais, que não se encaixam e nenhum dos citados anteriormente, a 2ª e 3ª via custam, respectivamente, R$ 25 e R$ 35. A documentação exigida para a emissão de uma carteira de identidade é a seguinte: certidão de nascimento ou casamento (original); duas fotos 3x4; CPF; e comprovante de residência.

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