Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

Prefeitura de Natal anuncia abertura de novo hospital para tratamento de pacientes com Covid-19

Do G1RN - 16 mar 2021
Novo hospital para tratamento de pessoas com Covid-19 no RN — Foto: Divulgação

A Prefeitura de Natal anunciou nesta segunda-feira (15) a abertura de um hospital para tratamento exclusivo de pacientes com Covid-19. Segundo o Município, o local tem capacidade para instalação de até 50 leitos e a previsão é de que 30 leitos clínicos sejam instalados até o fim desta semana. Os demais devem ser instalados até o fim do mês.

O hospital fica às margens da BR-101, próximo ao Sesc de Potilândia. No prédio funcionava uma clínica médica. O prédio estava sem utilização e o uso pelo Município foi autorizado pela Justiça do RN em parecer favorável a um pedido da Prefeitura de Natal. O endereço do hospital é Avenida Senador Salgado Filho, 2993.

Com o agravamento da pandemia no estado e a pressão sobre os leitos clínicos e principalmente sobre os leitos críticos (de UTI e semi intensivos), as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade voltaram a atuar com superlotação, o que motivou a instalação de um novo hospital.

“Nossa preocupação no momento é salvar vidas e desafogar as UPAs de Natal, que estão operando acima da sua capacidade de atendimento. As instalações deste hospital tem capacidade para 50 leitos”, afirma o secretário municipal de Saúde, George Antunes.

“Até o final do mês, estaremos analisando a viabilidade estrutural para instalação da capacidade máxima”.

Ação Judicial

Segundo a Secretaria de Saúde de Natal, foi iniciada uma negociação com o proprietário do imóvel para locação do prédio, mas sem êxito.

“A SMS Natal fez uma requisição administrativa, que não foi acatada pelo proprietário, então entramos na Justiça e foi concedida uma liminar para utilização do prédio, que tem uma estrutura pronta e não estava cumprindo nenhuma função social”, explicou o secretário-adjunto da SMS Natal, Vinícius Capuxu.

O Município de Natal entrou com uma ação civil pública com pedido de tutela de urgência objetivando, em caráter de emergência, a entrega imediata das chaves do imóvel. O Ministério Público também foi provocado pela Justiça a se manifestar sobre o pleito do Município de Natal e opinou favoravelmente. Tanto o parecer do Ministério Público quanto a decisão da juíza Virgínia de Fátima Marques Bezerra, plantonista no TJ, levaram em conta o quadro epidemiológico da Covid-19, que se agravou nos últimos meses.

Na decisão judicial, que foi proferida na última sexta-feira (12), foi estipulada multa diária de R$ 50 mil como punição a eventual descumprimento por parte do proprietário do imóvel.

Leitos de Covid-19

Natal possui outros três hospitais públicos geridos pelo município para tratamento exclusivo da Covid-19: o Hospital Municipal de Natal, com 24 leitos de UTI Covid e 31 leitos de enfermaria; o Hospital de Campanha, na Via Costeira, com 34 leitos de UTI Covid e 100 leitos clínicos; e o Hospital dos Pescadores, nas Rocas, com 30 leitos clínicos Covid. No Palácio dos Esportes, também estão sendo montados 50 vagas de tratamento para casos leves.

Segundo o Regula RN, no que diz respeito aos leitos críticos (de UTI e semi-intensivos), o RN tem mais de 97% de ocupação, com a Grande Natal operando acima de 95%.

Share
Banner

VNT Online

Post A Comment:

0 comments:

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.