Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

Chuva de meteoros poderá ser vista no céu do RN na madrugada de sexta (7); saiba como observar

Do G1RN - 06 MAI 2021
Chuva de meteoros poderá ser vista na madrugada desta quinta-feira (6) no Acre — Foto: Arquivo pessoal/Nivardo Melo


Uma chuva de meteoros poderá ser vista no céu do Rio Grande do Norte na madrugada desta sexta-feira (6). De acordo com pesquisadores, o pico deverá ocorrer por volta das 3h. Chamada de Eta Aquáridas, a chuva é formada de resquícios do cometa Halley deixados durante sua passagem pela Terra há 35 anos.

Segundo o astrônomo José Renan Medeiros, professor do Departamento de Física Teórica e Experimental da UFRN, a chuva de meteoros ocorre porque nesse período a terra "mergulha" em uma região onde estão os resquícios deixados pelo cometa, quando se aproximou do sol, e que são atraídos pela gravidade.

"Ao entrar na atmosfera da Terra, esse material queima em combustão, causando a chuva de meteoros, que pode ser visível sem necessidade de equipamentos. É um colírio para os olhos", disse.

De acordo com o professor, os interessados ainda poderão ver chuvas como essa pelos próximos dias, porém o pico ocorre na madrugada desta sexta-feira (7).

A chuva de meteoros terá uma visibilidade ainda maior na região Sul do país, porém o professor afirma que será possível observar o fenômeno no Rio Grande do Norte. O ideal, de acordo com ele, é olhar para o Leste, na direção do nascer do sol, por volta das 3h.

"É interessante buscar a região do céu entre a Lua e o planeta que aparece mais brilhante, que é Júpiter. Deve-se olhar para a esquerda desses dois corpos. A chuva de meteoros não virá diretamente da região onde estará a Lua, mas de um ponto localizado à esquerda da região onde estarão a Lua e Júpiter", disse.

Quanto menos luz, melhor será visualização. "O ideal é que o céu esteja claro, ou seja, com poucas nuvens e quanto menos poluição luminosa, melhor", afirmou.

Share
Banner

VNT Online

Post A Comment:

0 comments:

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.