Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

RN reduz intervalo entre doses das vacinas de Oxford e Pfizer para 56 dias

Do G1RN - 02 SET 2021
Vacinação contra Covid-19 em Natal, RN, Rio Grande do Norte, vacina, imunização — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi

 A Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte decidiu antecipar para oito semanas - ou 53 dias - a aplicação da segunda dose das vacinas Pfizer e Oxford/AstraZeneca, segundo nota técnica encaminhada nesta quarta-feira (2) aos municípios potiguares.

Um acordo sobre o assunto, com os municípios, foi assinado pela manhã. Até então, o intervalo era de 12 semanas entre as duas doses.

Apesar do anúncio do governo, as prefeituras ainda não informaram como vão organizar e quando começarão a antecipação da segunda dose.

De acordo com o documento, a medida é necessária para garantir, de forma mais rápida possível, que a população complete o esquema vacinal com duas doses "para que a imunidade coletiva possa ocorrer".

"Caso contrário há um sério risco de que haja um aumento na expressão de variantes como a Delta, acarretando uma elevação no número de casos", ressalta a nota.

Ainda de acordo com o governo, existem vacinas Osford/AstraZeneca e Pfizer no estoque dos municípios que estão reservadas apenas para a segunda dose como também estoques de Pfizer com prazo de validade curtos. Esses estoques seriam suficientes para atender ao público atual.

"No sentido de dar maior celeridade ao processo de vacinação e concluir o esquema vacinal da população, levando em consideração pesquisas e condutas adotadas por outros países, abre-se a discussão da possibilidade de antecipação da realização da Segunda Dose da Vacina Astrazeneca e Pfizer".

O governo afirmou que a medida foi aprovada pela câmara técnica do estado e a estratégia foi aprovada em consonância com a decisão da Câmara Técnica Nacional Assessora em Imunização e Doenças Transmissíveis.

A ideia é que seja iniciada a aplicação da segunda dose pelos trabalhadores da educação.

Dessa forma, segundo o governo, pessoas que iniciaram o esquema até 08 de julho já poderão tomar a segunda dose nesta semana.

Share
Banner

VNT Online

Post A Comment:

0 comments:

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.